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Type: Artigo
Title: Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para sua formação em saúde
Title Alternative: Undergraduate dental sudents' perspectives about experiences in primary care for their education in the field of health
Author: Thiene Leme, Pedro Augusto
Pereira, Antonio Carlos
Meneghim, Marcelo de Castro
Mialhe, Fabio Luiz
Abstract: Os estágios supervisionados na atenção básica vêm sendo utilizados como espaços de ensino e extensão nas áreas da saúde, viabilizando a inserção dos graduandos em cenários concretos de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de acadêmicos de odontologia sobre a importância do estágio supervisionado em Unidades de Saúde da Família, para sua formação profissional. A amostra foi constituída por 184 acadêmicos que responderam à questão: Qual a sua opinião em relação à importância deste estágio no SUS para a sua formação profissional? Comente esta experiência e seus aspectos positivos e negativos. As respostas foram analisadas através da técnica qualiquantitativa do discurso do sujeito coletivo. Os alunos valorizaram o aprendizado através da prática no serviço, do contato com profissionais de outras áreas, da oportunidade de aperfeiçoamento técnico-operatório e demonstraram sensibilização frente à realidade social, embora tenham aparentado incômodo por se ausentarem da faculdade, sob o argumento de serem prejudicados quanto à produtividade da clínica intramuros, exaustivamente cobrada. Concluiu-se que os alunos valorizaram a experiência extramural, entretanto, percebeu-se que ainda há uma hegemonia do foco no treinamento clínico intramuros
metadata.dc.description.abstractalternative: Supervised training periods in primary care have been used as spaces for teaching and extension in the area of health, making it feasible to include undergraduates in concrete teaching-learning scenarios. The aim of this study was to analyze the perceptions of dental students about the importance of supervised training periods in Family Health Units to their professional education. The sample consisted of 185 students who answered the question: What is your opinion about the importance of this training period in SUS to your professional education? Comment on this experience and its positive and negative aspects The responses were analyzed by the quali-quantitative Collective Subject Discourse (CSD) technique. The students appreciated learning through practice in the service; contact with professionals from other areas; opportunity for technical-operative improvement and demonstrated sensitivity in the face of social reality, although they appeared to be concerned about being absent from the faculty, arguing that they were being prejudiced as regards their intramural clinical productivity, exhaustively demanded of them. It was concluded that students placed value on the extramural experience, however, it was perceived that there was still a predominant influence of focus on intramural clinical training
Subject: Educação em odontologia
Country: Brasil
Editor: Associação Brasileira de Pós - Graduação em Saúde Coletiva
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1590/1413-81232015204.00812014
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000401255
Date Issue: 2015
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