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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampNobre, Maria Inês Rubo de Souza-
dc.contributor.authorunicampMontilha, Rita de Cássia Ietto-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleGrupo terapêutico: preparo familiar para inclusãopt_BR
dc.contributor.authorNobre, M.I.R.D.S.-
dc.contributor.authorMacedo, T.P.-
dc.contributor.authorMoraes, A.C.B.-
dc.contributor.authorMontilha, R.D.C.I.-
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherlanguageSocial inclusionpt_BR
dc.description.abstractAlgumas pesquisas mostram que a família não é o único contexto em que a criança tem oportunidade de vivenciar e ampliar o seu repertório de aprendizagem e desenvolvimento, sendo a escola outra instituição fundamental (Marques, 2002). O presente trabalho tem como objetivo descrever a abordagem grupal, desenvolvida com cuidadores de crianças com necessidades especiais, tendo como um dos objetivos a preparação da família para a inclusão escolar. Método: Estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações dos grupos que acontecem semanalmente, com duração de uma hora. Resultados: A amostra foi composta por 20 cuidadoras, todas mães. Durante os grupos foram discutidos temas como desenvolvimento da criança com necessidades especiais, direitos para a inclusão, dificuldades escolares, orientações para a escola, entre outros. A partir dos relatos observa-se que os indivíduos com necessidades especiais e seus familiares necessitam, na fase escolar, conhecer estratégias e equipamentos que facilitem o aprendizado das atividades escolares.pt_BR
dc.relation.ispartofJournal of research in special education needspt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationJORSENpt_BR
dc.publisher.cityChichesterpt_BR
dc.publisher.countryReino Unidopt_BR
dc.publisherWileypt_BR
dc.date.issued2016-
dc.date.monthofcirculationAug.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.description.volume16pt_BR
dc.description.issuesupplement1pt_BR
dc.description.firstpage568pt_BR
dc.description.lastpage572pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceScopuspt_BR
dc.identifier.issn1471-3802pt_BR
dc.identifier.doi10.1111/1471-3802.12317pt_BR
dc.identifier.urlhttps://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12317pt_BR
dc.date.available2021-01-04T16:40:34Z-
dc.date.accessioned2021-01-04T16:40:34Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2021-01-04T16:40:34Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-02-19T18:02:14Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-84991501335.pdf: 332307 bytes, checksum: 2a17fcb8a38ecf6b13b18f61ca593362 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353559-
dc.contributor.departmentDepartamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.subject.keywordDeficiênciapt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordGrupopt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-84991501335pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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