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http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.CRUESP | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS | pt_BR |
dc.contributor.authorunicamp | Nobre, Maria Inês Rubo de Souza | - |
dc.contributor.authorunicamp | Montilha, Rita de Cássia Ietto | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.title | Grupo terapêutico: preparo familiar para inclusão | pt_BR |
dc.contributor.author | Nobre, M.I.R.D.S. | - |
dc.contributor.author | Macedo, T.P. | - |
dc.contributor.author | Moraes, A.C.B. | - |
dc.contributor.author | Montilha, R.D.C.I. | - |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.otherlanguage | Social inclusion | pt_BR |
dc.description.abstract | Algumas pesquisas mostram que a família não é o único contexto em que a criança tem oportunidade de vivenciar e ampliar o seu repertório de aprendizagem e desenvolvimento, sendo a escola outra instituição fundamental (Marques, 2002). O presente trabalho tem como objetivo descrever a abordagem grupal, desenvolvida com cuidadores de crianças com necessidades especiais, tendo como um dos objetivos a preparação da família para a inclusão escolar. Método: Estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações dos grupos que acontecem semanalmente, com duração de uma hora. Resultados: A amostra foi composta por 20 cuidadoras, todas mães. Durante os grupos foram discutidos temas como desenvolvimento da criança com necessidades especiais, direitos para a inclusão, dificuldades escolares, orientações para a escola, entre outros. A partir dos relatos observa-se que os indivíduos com necessidades especiais e seus familiares necessitam, na fase escolar, conhecer estratégias e equipamentos que facilitem o aprendizado das atividades escolares. | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Journal of research in special education needs | pt_BR |
dc.relation.ispartofabbreviation | JORSEN | pt_BR |
dc.publisher.city | Chichester | pt_BR |
dc.publisher.country | Reino Unido | pt_BR |
dc.publisher | Wiley | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.date.monthofcirculation | Aug. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.description.volume | 16 | pt_BR |
dc.description.issuesupplement | 1 | pt_BR |
dc.description.firstpage | 568 | pt_BR |
dc.description.lastpage | 572 | pt_BR |
dc.rights | Aberto | pt_BR |
dc.source | Scopus | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1471-3802 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1111/1471-3802.12317 | pt_BR |
dc.identifier.url | https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12317 | pt_BR |
dc.date.available | 2021-01-04T16:40:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T16:40:34Z | - |
dc.description.provenance | Submitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2021-01-04T16:40:34Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-02-19T18:02:14Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-84991501335.pdf: 332307 bytes, checksum: 2a17fcb8a38ecf6b13b18f61ca593362 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-04T16:40:34Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016 | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353559 | - |
dc.contributor.department | Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação | pt_BR |
dc.contributor.department | Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação | pt_BR |
dc.contributor.unidade | Faculdade de Ciências Médicas | pt_BR |
dc.contributor.unidade | Faculdade de Ciências Médicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grupo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.identifier.source | 2-s2.0-84991501335 | pt_BR |
dc.creator.orcid | Sem informação | pt_BR |
dc.creator.orcid | Sem informação | pt_BR |
dc.type.form | Artigo | pt_BR |
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