Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353559
Type: Artigo
Title: Grupo terapêutico: preparo familiar para inclusão
Author: Nobre, M.I.R.D.S.
Macedo, T.P.
Moraes, A.C.B.
Montilha, R.D.C.I.
Abstract: Algumas pesquisas mostram que a família não é o único contexto em que a criança tem oportunidade de vivenciar e ampliar o seu repertório de aprendizagem e desenvolvimento, sendo a escola outra instituição fundamental (Marques, 2002). O presente trabalho tem como objetivo descrever a abordagem grupal, desenvolvida com cuidadores de crianças com necessidades especiais, tendo como um dos objetivos a preparação da família para a inclusão escolar. Método: Estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações dos grupos que acontecem semanalmente, com duração de uma hora. Resultados: A amostra foi composta por 20 cuidadoras, todas mães. Durante os grupos foram discutidos temas como desenvolvimento da criança com necessidades especiais, direitos para a inclusão, dificuldades escolares, orientações para a escola, entre outros. A partir dos relatos observa-se que os indivíduos com necessidades especiais e seus familiares necessitam, na fase escolar, conhecer estratégias e equipamentos que facilitem o aprendizado das atividades escolares.
Subject: Inclusão social
Country: Reino Unido
Editor: Wiley
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1111/1471-3802.12317
Address: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12317
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCM - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.