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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampAltmann, Helena-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleEducação física na educação infantil: educando crianças ou meninos e meninas?pt_BR
dc.title.alternativePhysical education in early childhood education: educating children or boys and girls?pt_BR
dc.contributor.authorMariano, Marina-
dc.contributor.authorAltmann, Helena-
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherlanguagePhysical education and trainingpt_BR
dc.subject.otherlanguageChildrenpt_BR
dc.subject.otherlanguageEarly childhood educationpt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada.pt_BR
dc.relation.ispartofCadernos pagupt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationCad. pagupt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/PAGUpt_BR
dc.date.issued2016-
dc.date.monthofcirculationjan./abr.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume46pt_BR
dc.description.firstpage411pt_BR
dc.description.lastpage438pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.issn0104-8333pt_BR
dc.identifier.eissn1809-4449pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/18094449201600460411pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100411pt_BR
dc.date.available2021-01-04T12:09:09Z-
dc.date.accessioned2021-01-04T12:09:09Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2021-01-04T12:09:09Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-02-19T18:02:26Z : No. of bitstreams: 1 S0104-83332016000100411.pdf: 252148 bytes, checksum: f17d701e349c866f15134385f22878e9 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353415-
dc.contributor.departmentDepartamento de Educação Física e Humanidadespt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractalternativeThe article deals with gender relations in Physical Education classes in Early Childhood Education. The methodology involves performing class observations and interviews with a male teacher and a female teacher, who teach at public schools in a municipality of the Metropolitan Region of Campinas, SP, Brazil. Expectations and teachers incentives, when expressed in a polarized manner, produce gender inequalities. Less polarized interventions produced less hierarchical and unequal gender relations, forming boys and girls as being capable of learning and experiencing the body and gestures in a broad and diversified way.pt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.identifier.sourceS0104-83332016000100411pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-9617-339Xpt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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