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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: História das ciências no ensino de botânica : abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia
Title Alternative: History of sciences in the teaching of botany : cultural approaches in pre-service formation of science and biology teachers
Author: Lima, Thailine Aparecida de, 1994-
Advisor: Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Abstract: Resumo: Muitas pesquisas evidenciam as problemáticas do ensino de Botânica desde o nível básico até o superior. Dentre as principais críticas, destaca-se o ensino pautado na memorização de termos científicos e desconectados dos contextos históricos e sociais. A fim de possibilitar um novo olhar e novas práticas para o Ensino de Botânica que auxiliem a superação das dificuldades enfrentadas pela área, a presente dissertação investiga as potencialidades da introdução de aspectos da História das Ciências e da Botânica através do uso de desenhos científicos históricos selecionados dentro do acervo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa, como suporte histórico para as aulas de Botânica ministradas aos futuros professores de Ciências e Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus São Roque), em associação a outros materiais. Além das discussões em prol da inserção da História da Ciência no ensino, principalmente no nível superior, os desenhos vêm ganhando espaço como opção metodológica que permite a inserção de debates sobre a natureza da ciência no ensino. No caso dos desenhos botânicos é possível discutir a origem e importância das plantas ilustradas e os conhecimentos botânicos da época de sua confecção. As imagens selecionadas e utilizadas no decorrer da pesquisa, em sua grande parte, resultaram de expedições, entre os séculos XVIII e XIX, patrocinadas pela Coroa portuguesa a seus domínios coloniais, no cerne de disputas políticas e econômicas com outras potências imperiais. Por meio do estudo das rotas de circulação das plantas é possível compreender os costumes, a cultura e os poderes exercidos pelos impérios, imbricando fortemente a atividade científica e as demais esferas da vida social, política e econômica. Admitimos como hipótese de trabalho que a inserção de perspectivas históricas e contextuais mais amplas permitirá dar novo sentido ao ensino de Botânica, ainda bastante criticado. A partir de reflexões sobre estas temáticas na formação de professores, observou-se que há possibilidades efetivas para a incorporação da História das Ciências no Ensino e Formação de Professores mediante o levantamento de concepções prévias sobre o tema e sua construção teórica, e que os desenhos científicos se mostraram importantes ferramentas que conectam a história, a botânica e a criatividade

Abstract: Many articles and investigations show the problems involved in botany teaching from the initial levels to higher education. Among the main criticisms, the teaching based on memorization of scientific terms and disconnected from historical and social contexts stands out. To enable a new look and new practices for Botany¿s teaching that helps overcome the difficulties faced by the area, the present dissertation investigates the potential of introducing elements of the History of Science and Botany to contribute to the amelioration of the teaching of that topic. It uses historical, scientific drawings selected from the collection of the National Museum of Natural History and Science (MUHNAC) of the University of Lisbon, as support for Botany classes taught to pre-service Science and Biology teachers at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São Roque campus), in association with other materials of primary origin and digital platforms. Also, it is worth mentioning that drawings have been gaining space as a methodological option that allows the insertion of debates about the nature of science in teaching. In the case of botanical drawings, it is possible to discuss the origin and importance of the illustrated plants and the botanical knowledge contemporary to the time of their manufacture. The images selected and used in the course of the present research, for the most part, resulted from expeditions performed between the 18th and 19th centuries, sponsored by the Portuguese Crown to their colonial dominions, at the heart of political and economic disputes with other imperial powers. By studying plants¿ circulation routes, it is possible to understand the uses, cultures, and powers exercised by empires, strongly intermingling scientific activity and other spheres of social, political, and economic life. Our working hypothesis is that the insertion of broader historical and contextual perspectives will give new meaning to Botany¿s teaching, still highly problematic. Our investigation concludes that there are effective ways of incorporating the History of Sciences in science teaching and pre-service teacher education by understanding and debating students¿ previous conceptions. The scientific drawings proved to be relevant instruments that effectively connect history, botany, and creativity
Subject: História da ciência
Botânica
Desenhos
Ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LIMA, Thailine Aparecida de. História das ciências no ensino de botânica: abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2020. 1 recurso online (192 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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