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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampFrittoli, Renan Bazuco-
dc.contributor.authorunicampPeliçari, Karina de Oliveira-
dc.contributor.authorunicampBellini, Bruna Siqueira-
dc.contributor.authorunicampMarini, Roberto-
dc.contributor.authorunicampFernandes, Paula Teixeira-
dc.contributor.authorunicampAppenzeller, Simone-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleAssociação entre desempenho acadêmico e disfunção cognitiva em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico juvenilpt_BR
dc.title.alternativeAssociation between academic performance and cognitive dysfunction in patients with juvenile systemic lupus erythematosuspt_BR
dc.contributor.authorFrittoli, Renan Bazuco-
dc.contributor.authorPeliçari, Karina de Oliveira-
dc.contributor.authorBellini, Bruna Siqueira-
dc.contributor.authorMarini, Roberto-
dc.contributor.authorFernandes, Paula Teixeira-
dc.contributor.authorAppenzeller, Simone-
dc.subjectLúpus eritematoso sistêmico juvenilpt_BR
dc.subject.otherlanguageLupus erythematosus, Juvenile Systemicpt_BR
dc.description.abstractDeterminar se há associação entre o perfil de disfunção cognitiva e os resultados acadêmicos em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico juvenil (LESj). Métodos Foram selecionados pacientes com idade de início da doença ≤ 18 anos e com escolaridade mínima do quinto ano do Ensino Fundamental seguidos em um hospital universitário. A avaliação cognitiva foi feita de acordo com as recomendações do Colégio Americano de Reumatologia (ACR). Os sintomas de ansiedade e depressão foram avaliados pelas escalas Beck, a atividade da doença foi avaliada pelo Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index (Sledai) e o dano cumulativo pelo Systemic Lupus International Collaborating Clinics (Slicc). Também foram avaliados a presença de autoanticorpos e o uso de medicação. Adotou-se nível de significância de 5% (p < 0,05). Resultados Foram incluídos 41 pacientes com média de 14,5 ± 2,84 anos. Disfunção cognitiva foi observada em 17 (41,46%). Observou-se pioria significativa no desempenho de matemática em pacientes com disfunção cognitiva (p = 0,039). Sintomas de ansiedade foram observados em oito pacientes (19,51%) e estavam associados à percepção visual (p = 0,037) e sintomas de depressão foram observados em um paciente (2,43%). Conclusão Pacientes com LESj com disfunção cognitiva apresentam pior desempenho acadêmico em matemática em relação a pacientes sem disfunção cognitivapt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de reumatologiapt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationRev. bras. reumatol.pt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Reumatologiapt_BR
dc.date.issued2016-
dc.date.monthofcirculationmaio/jun.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume56pt_BR
dc.description.issuenumber3pt_BR
dc.description.firstpage252pt_BR
dc.description.lastpage257pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.issn0482-5004pt_BR
dc.identifier.eissn1809-4570pt_BR
dc.identifier.doi10.1016/j.rbre.2016.03.005pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042016000300252pt_BR
dc.description.sponsorshipCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQpt_BR
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber300447/2009-4; 471343/2011-0; 302205/2012-8; 473328/2013-5; 304255/2015-7pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2008/02917-0; 2011/03788-2pt_BR
dc.date.available2020-12-21T17:43:23Z-
dc.date.accessioned2020-12-21T17:43:23Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Thais de Brito Barroso (tbrito@unicamp.br) on 2020-12-21T17:43:23Z No. of bitstreams: 0en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-21T17:43:23Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353346-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Pediatriapt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Ciências do Esportept_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Clínica Médicapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.description.abstractalternativeTo determine whether there is an association between the profile of cognitive dysfunction and academic outcomes in patients with juvenile systemic lupus erythematosus (JSLE). Methods Patients aged ≤18 years at the onset of the disease and education level at or above the fifth grade of elementary school were selected. Cognitive evaluation was performed according to the American College of Rheumatology (ACR) recommendations. Symptoms of anxiety and depression were assessed by Beck scales; disease activity was assessed by Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index (SLEDAI); and cumulative damage was assessed by Systemic Lupus International Collaborating Clinics (SLICC). The presence of autoantibodies and medication use were also assessed. A significance level of 5% (p < 0.05) was adopted.Results 41 patients with a mean age of 14.5 ± 2.84 years were included. Cognitive dysfunction was noted in 17 (41.46%) patients. There was a significant worsening in mathematical performance in patients with cognitive dysfunction (p = 0.039). Anxiety symptoms were observed in 8 patients (19.51%) and were associated with visual perception (p = 0.037) and symptoms of depression were observed in 1 patient (2.43%). Conclusion Patients with JSLE concomitantly with cognitive dysfunction showed worse academic performance in mathematics compared to patients without cognitive impairmentpt_BR
dc.subject.keywordDisfunção cognitivapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho acadêmicopt_BR
dc.identifier.sourceS0482-50042016000300252pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-4138-7534pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-0492-1670pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-5075-4474pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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