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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampHeiler, Jeison Giovani-
dc.contributor.authorunicampViana, João Paulo Saraiva Leão-
dc.contributor.authorunicampSantos, Rodrigo Dolandeli dos-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO custo da política subnacional: a forma como o dinheiro é gasto importa? Relação entre receita, despesas e sucesso eleitoralpt_BR
dc.title.alternativeThe cost of sub-national policy: How the money is spent is important? Relationship between funding, expenses and electoral successpt_BR
dc.contributor.authorHeiler, Jeison Giovani-
dc.contributor.authorViana, João Paulo Saraiva Leão-
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Dolandeli dos-
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subject.otherlanguageElectionspt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objeto as despesas em campanhas eleitorais. Especificamente propõe: a) produzir um mapeamento dos gastos eleitorais da eleição de 2010 efetuados por candidatos a deputado federal; b) identificar padrões de gastos existentes; c) identificar a existência de correlação estatística importante entre diferentes padrões de gastos eleitorais e resultado eleitoral nas urnas. As questões que orientam o artigo são as seguintes: a) A forma como os atores utilizam seus recursos expressam as particularidades dos competidores? b) Determinados gastos de campanha possuem maior impacto no sucesso eleitoral do que outros? Para fins de mapeamento das despesas eleitorais elaborou-se uma classificação que busca apreender os gastos eleitorais em três grandes categorias: 1) gastos com “publicidade”; 2) gastos com “infraestrutura” de campanha; e 3) gastos com “pessoal”. Os principais achados residem na percepção de que somente o volume de dinheiro não basta para explicar o sucesso eleitoral. Os modelos demonstram que o padrão de gasto precisa ser concentrado e que as maiores despesas devem ser destinadas para "comunicação e publicidade". Além disso, candidatos que disputam eleições em partidos mais organizados e com um grau de coordenação mais centralizado estão em melhores condições do que seus concorrentes que não compartilham dessa situação, conforme hipótese originalmente apresentada por Guarnieri (2011)pt_BR
dc.relation.ispartofOpinião públicapt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationOpin. públicapt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/CESOPpt_BR
dc.date.issued2016-
dc.date.monthofcirculationjan./abr.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume22pt_BR
dc.description.issuenumber1pt_BR
dc.description.firstpage56pt_BR
dc.description.lastpage92pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.issn0104-6276pt_BR
dc.identifier.eissn1807-0191pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1807-0191201622156pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762016000100056pt_BR
dc.date.available2020-12-18T18:14:10Z-
dc.date.accessioned2020-12-18T18:14:10Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Thais de Brito Barroso (tbrito@unicamp.br) on 2020-12-18T18:14:10Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-03-08T18:37:24Z : No. of bitstreams: 1 S0104-62762016000100056.pdf: 855182 bytes, checksum: ed04c033268596711026f42aa567c1e6 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353282-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThe article focuses on spending on election campaigns. Specifically proposed: a) producing a mapping of election expenses of the 2010 election made by candidates to the House; b) Identify existing patterns of spending; c) Identify the existence of significant statistical correlation between different patterns of electoral spending and election results at the polls. The questions guiding the work are: a) how actors use their resources express the particularities of the contestants? b) certain campaign spending have greater impact on the electoral success than others? For purposes of mapping of election expenses has produced a classification that seek to apprehend election spending into three broad categories: 1) Spending on Advertising; 2) Spending on Infrastructure campaign; and 3) Personnel Expenses. The most important findings are the perception that only the amount of money is not enough to explain the electoral success. The models show that the spending pattern needs to be focused and that higher expenses are intended for communication and advertising. In addition, candidates who compete in elections better organized parties and with a degree of more centralized coordination are better than their competitors, as hypothesis originally presented by Guarnieri (2011)pt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento de campanhaspt_BR
dc.subject.keywordDespesas eleitoraispt_BR
dc.subject.keywordDeputado federalpt_BR
dc.subject.keywordPrestação de contas eleitoraispt_BR
dc.identifier.sourceS0104-62762016000100056pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-2781-9724pt_BR
dc.creator.orcid0000.0002.9868-632pt_BR
dc.creator.orcid0000-0003-1492-088Xpt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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