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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampAmaral, Ivan Amorosino do-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleA formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadorapt_BR
dc.title.alternativeTraining teachers to teach sciences in elementary school: an analysis concerning the effectiveness of an innovative approachpt_BR
dc.contributor.authorAugusto, Thaís Gimenez da Silva-
dc.contributor.authorAmaral, Ivan Amorosino do-
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.otherlanguageScience teachingpt_BR
dc.description.abstractPesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas, de 13 professoras, sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, por meio de: questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplinapt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educaçãopt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationCiênc. educ.pt_BR
dc.publisher.cityBauru, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNESP/Faculdade de Ciênciaspt_BR
dc.date.issued2015-
dc.date.monthofcirculationabr./jun.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume21pt_BR
dc.description.issuenumber2pt_BR
dc.description.firstpage493pt_BR
dc.description.lastpage509pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.eissn1980-850Xpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320150020014pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200014pt_BR
dc.date.available2020-12-10T13:08:06Z-
dc.date.accessioned2020-12-10T13:08:06Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Thais de Brito Barroso (tbrito@unicamp.br) on 2020-12-10T13:08:06Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-03-08T18:36:57Z : No. of bitstreams: 1 S1516-73132015000200014.pdf: 367587 bytes, checksum: 6b3643f7666987403506272ef44f319b (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353059-
dc.contributor.departmentDepartamento de Metodologia de Ensinopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractalternativeThis work is based on empirical research data and aims at analyzing the effectiveness of an innovative approach applied during the training of multipurpose teachers who teach sciences in primary schools. The researched teachers were studying Pedagogy at Unicamp due to an agreement among the university and city halls belonging to the metropolitan area of Campinas. The declared practices and ideas carried out by 13 teachers who teach sciences were researched. Previous data and information given during and at the end of the course through questionnaires, essays, observations and interviews was used. Although the majority of teachers seemed to have understood the key ideas of the course and promoted changes in their classes, it was concluded that the lack of previous knowledge, concerning specific science content, and the small number of hours available for teaching were the main factors which make it impossible for a wider apprehension of some ideas highlighted in the course to be presentpt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordSéries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordPrática docentept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.identifier.sourceS1516-73132015000200014pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-2241-5886pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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