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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampMoschkovich, Marília Bárbara Fernandes Garcia-
dc.contributor.authorunicampAlmeida, Ana Maria Fonseca de-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleDesigualdades de gênero na carreira acadêmica no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeGender inequality in academic careers in Brazilpt_BR
dc.contributor.authorMoschkovich, Marília-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Maria F.-
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.otherlanguageUniversities and collegespt_BR
dc.description.abstractOs estudos sobre as desigualdades entre os sexos na carreira acadêmica atribuem a desvantagem feminina à discriminação no local de trabalho e/ou às demandas sociais colocadas sobre as mulheres. No entanto, ainda são raras as pesquisas que levem em conta o impacto das características particulares das universidades públicas brasileiras sobre essa situação. Esse artigo analisa, em função do sexo, as chances de acesso ao nível mais alto da carreira e aos postos de gestão de docentes no Brasil, a partir de um estudo focado na Universidade Estadual de Campinas. Os resultados mostram que (i) as chances de ascensão ao estrato mais elevado da carreira variam em função da faculdade e/ou instituto; (ii) a velocidade de chegada ao nível mais alto é maior para as docentes mulheres; (iii) os cargos de gestão são relativamente mais abertos a docentes do sexo feminino; (iv) a maior ou menor feminização da faculdade e/ou instituto não parece exercer efeito significativo sobre esses resultadospt_BR
dc.relation.ispartofDados: revista de ciencias sociaispt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationDadospt_BR
dc.publisher.cityRio de Janeiro, RJpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherIESP/UERJpt_BR
dc.date.issued2015-
dc.date.monthofcirculationjul./set.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume58pt_BR
dc.description.issuenumber3pt_BR
dc.description.firstpage749pt_BR
dc.description.lastpage789pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.eissn1678-4588pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/00115258201558pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582015000300749pt_BR
dc.description.sponsorshipCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQpt_BR
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumberSem informaçãopt_BR
dc.description.sponsordocumentnumberSem informaçãopt_BR
dc.date.available2020-12-10T11:41:07Z-
dc.date.accessioned2020-12-10T11:41:07Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Thais de Brito Barroso (tbrito@unicamp.br) on 2020-12-10T11:41:07Z No. of bitstreams: 0en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-10T11:41:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353053-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Artept_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractalternativeStudies on gender inequality in academic careers attribute female disadvantages to workplace discrimination and/or social demands imposed upon women. However, few studies take into account the impact of the specific traits of Brazilian public universities in this situation. This article analyzes, from the perspective of gender, the chances of accessing the highest posts in the public academic career based upon a study focused on the State University of Campinas (Unicamp). The results show that (i) the odds of ascending to the highest levels of the career vary according to the college and/or institute; (ii) the pace of ascension to the highest posts is faster for female faculty; (iii) management posts are relatively more open to female faculty; (iv) greater or lesser female presence in colleges and/or institute does not seem to significantly affect these resultspt_BR
dc.subject.keywordCarreira acadêmicapt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.subject.keywordUnicamppt_BR
dc.identifier.sourceS0011-52582015000300749pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-4504-0423pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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