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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Sobre Loïe Fuller e danças serpentinas : histórias, citações e reativações = About Loïe Fuller and serpentine dances: histories, quotations and reenactments
Title Alternative: About Loïe Fuller and serpentine dances : histories, quotations and reenactments
Author: Tolgyesi, Gabriel Fernandez, 1990-
Advisor: Cavrell, Holly Elizabeth, 1955-
Abstract: Resumo: A seguinte pesquisa é um compartilhamento de processos e procedimentos de criação em dança pautados em uma reativação e atualização de danças serpentinas criadas pela coreógrafa Loïe Fuller (1862-1928). Objetivou-se para os processos de reativação e atualização das danças serpentinas, em diálogo com as subjetividades do artista-pesquisador, uma reunião de arquivos. Entre tais arquivos, constam materiais históricos sobre a coreógrafa e as danças serpentinas, e materiais artísticos que citam e/ou incitam Loïe Fuller. Os materiais históricos foram reunidos por meio de bibliografia específica sobre história da dança cênica ocidental e sobre vida e obra de Loïe Fuller, de autoria de Ann Cooper Albright (2007), Giovanni Lista (1994), entre outros. Além da bibliografia específica, outros materiais históricos sobre Fuller e suas danças foram consultados e reunidos, entre os quais, jornais, revistas e arquivos presentes na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Os materiais artísticos que citam Loïe Fuller e suas danças serpentinas foram encontrados em bibliografia específica e, por meio de imagens e vídeos disponibilizados na internet, acessados por meio de redes sociais e do uso de marcações/tags. Entre os conteúdos artísticos acessados, que colaboraram nos processos de criação, constam fragmentos de criações dos artistas Jody Sperling, Jessica Lindberg, Ola Maciejewska, Alwin Nikolais e Hélio Oiticica. Alguns dos procedimentos de reativação, e/ou atualização, e/ou de analogia às danças fullerianas englobam processos de reconstrução, reenactment e citação. Diferenciando-se tais processos, sem necessariamente polarizá-los, possibilitou-se a compreensão de alguns dos caminhos adotados nas práticas de reativação corporal dessa pesquisa. As práticas corporais possibilitaram uma compreensão cinestésica dos arquivos, e guiaram de modo dialógico os caminhos da pesquisa, por exemplo, que foram direcionadas pelos arquivos e direcionaram um encontro com outros materiais e ocasiões que atravessavam os objetivos da pesquisa. Ao final, compartilha-se alguns dos procedimentos adotados para a criação, e os resultados obtidos enquanto descrição de processos

Abstract: The following research shares a process and the procedures of a dance creation, which was based on ways to reenact Loïe Fuller's (1862-1928) serpentine dances. This research had a foundation in archives, which, in connection to the artist-researcher's subjectivities, served to reenact compositional procedures. Those archives were divided into two categories, in which the first includes the historical archives, and the second relies on Fuller's artistic archives. The historical archives were united by a specific bibliography, which included texts, books and articles from Ann Cooper Albright (2007), Giovanni Lista (1994), among others. Also, other historical archives included a basis from newspaper found in Brazil's Hemeroteca Digital National Library. The artistic materials, which Loïe Fuller and her serpentine dances were mentioned, were founded in dialogue with the bibliography, and included images and films founded on social media and along the internet, such as those which appeared by the use of tags and hashtags related to Loie Fuller's serpentine dances. The artistic contents accessed in those terms includes dance piece's fragments from artists such as Jody Sperling, Jessica Lindberg, Ola Maciejewska, Alwin Nikolais and Helio Oiticica. Some of the procedures and methodologies for fullerian's reenactments, or actualization, or analogies, to some of the artists mentioned, are reconstruction, reenactment and quotation. The differences between those three methods doesn't mean a polarization of them, instead, means a range of possibility to comprehend different ways to approach a historical dance material. The research's practical part, which means the research segment in which was possible to dance the archives, and somehow reactivate them dancing, was in dialogue with the bibliography, being influenced by the archives, and, at the same time, influencing the creation's directions and choices of new bibliography or materials. In the end, some materials are shared, representing a compilation of some of some paths of the dance reenactment creation
Subject: Dança moderna
Dança - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TOLGYESI, Gabriel Fernandez. Sobre Loïe Fuller e danças serpentinas: histórias, citações e reativações = About Loïe Fuller and serpentine dances: histories, quotations and reenactments . 2020. 1 recurso online ( 637 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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