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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: História da iconografia numismática uruguaia : os paradigmas político-culturais uruguaios em anversos e reversos (1840-2017)
Title Alternative: The history of the Uruguayan numismatic iconography : Uruguayan political and cultural paradigms in obverses and reverses (1840-2017)
Author: Sordi, Gabriel Souza, 1981-
Advisor: Freitas Neto, José Alves de, 1971-
Abstract: Resumo: A presente tese analisa a iconografia de todas as moedas uruguaias emitidas até o ano de 2017, partindo de sua produção inicial no século XIX, após a conquista de sua independência, percorrendo todo o século XX e culminando nas últimas cunhagens, durante os governos do partido Frente Amplio ¿ que totalizaram, ao longo dos três séculos, a emissão de cento e vinte moedas. O objetivo foi identificar a relação dessa iconografia com a história de cada um dos períodos em que foram produzidas as moedas, suas portadoras, fazendo com que tais objetos extrapolassem o papel financeiro, a elas costumeiramente atribuído, e acabassem por se tornar tanto estandartes como agentes nas questões políticas e culturais do Uruguai. A catalogação das cento e vinte moedas (que dialoga com a produção de anteriores catálogos uruguaios) foi elaborada pelo presente autor tendo por princípio registrar as imagens de anversos e reversos da primeira emissão de todas as moedas já cunhadas oficialmente pelo governo uruguaio. O entrecruzamento, nessas moedas, de símbolos pátrios, debates políticos e da apropriação de elementos específicos da história e cultura uruguaias foram abordados, então, a partir de reflexões que remetem à própria numismática e suas interfaces com outros campos dos estudos históricos, como as questões sobre memória, política e historiografia

Abstract: This thesis analyzes the iconography of all Uruguayan coins issued up to 2017, starting with their initial production in the 19th century, after the achievement of the independence, covering the entire 20th century and culminating in the last mintings, during the Frente Amplio governments ¿ which totaled, over the three centuries, the issuing of one hundred and twenty coins. The objective was to identify the relationship of this iconography with the history of each of the periods in which the coins, their bearers, were produced, taking such objects beyond the financial role usually attributed to them, becoming both standards and agents of political and cultural issues in Uruguay. The cataloguing of one hundred and twenty coins (which dialogues with the production of previous Uruguayan catalogs) was prepared by the present author with the principle of registering the images of obverse and reverse sides of the first issue of all coins already officially minted by the Uruguayan government. The intersection, in these coins, of national symbols, political debates and the appropriation of specific elements of Uruguayan history and culture were approached, then, from reflections that refer to the numismatics itself and its interfaces with other fields of historical studies, such as questions about memory, politics, and historiography
Subject: Artigas, José Gervasio, 1764-1850
Numismática
Iconografia
Moedas uruguaias
Uruguai - História
Uruguai - Política e governo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SORDI, Gabriel Souza. História da iconografia numismática uruguaia: os paradigmas político-culturais uruguaios em anversos e reversos (1840-2017) . 2020. 1 recurso online ( 310 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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