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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Back glass contamination numerical and experimental study of automotive vehicles : Estudo numérico e experimental da contaminação dos vidros traseiros de veículos automotivos
Title Alternative: Estudo numérico e experimental da contaminação dos vidros traseiros de veículos automotivos
Author: Oliveira, Danilo Alcântara de, 1985-
Advisor: Santos, Rogério Gonçalves dos, 1978-
Abstract: Resumo: Nesse trabalho, uma definição e revisão sobre contaminação na superfície de veículos é apresentada, mostrando sua importância na segurança, visibilidade e satisfação visual do motorista. Esse estudo é focado em contaminação no vidro traseiro de veículos automotivos. Resultados de simulação numérica de um veículo real utilizando a técnica de Lattice-Boltzmann são validadas através de resultados experimentais obtidos em túnel de vento com veículo em escala real. O programa comercial PowerFLOW da empresa Daussault Systems é utilizado nas simulações numéricas e correlação com o teste físico. A simulação consiste em uma análise transiente, multifásica, tridimensional na qual se obtém resultados aerodinâmicos e de acúmulo de contaminantes na superfície do veículo. Alguns parâmetros geométricos tais como presença de spoiler no teto e variação do ângulo de inclinação do vidro traseiro foram estudados na simulação numérica. Alguns parâmetros não geométricos também foram investigados nesse estudo, tais como a taxa de vazão de contaminantes, velocidade do veículo e resolução da malha no modelo computacional. Os resultados do teste de túnel de vento e da simulação numérica foram bastante próximos e coerentes, permitindo validar a mesma. Isto evidencia que simulações numéricas podem ser utilizadas para tomadas de decisão, como por exemplo, na remoção do limpador do vidro traseiro. Uma nova metodologia foi utilizada para comparar os resultados de contaminação do vidro traseiro, que pode ser estendida para outras áreas no veículo. Tal metodologia consiste no índice de contaminação no qual o número de partículas é medido em uma determinada área para se efetuar uma comparação quantitativa dos resultados

Abstract: A review and definition of contamination on vehicle surface is presented herein, showing its importance on safety, vision and visual satisfaction of the driver. This study is focused on automobile vehicle back glass contamination. Numerical simulation results of a real vehicle using Lattice-Boltzmann are validated in a full-scale wind tunnel experimental test. The commercial software PowerFLOW by Daussault System is used to perform the numerical simulations and correlation with physical tests. The simulation consists in a transient, multiphase and tridimensional analysis, where aerodynamics and contamination build-up are measured on the vehicle surface. Some geometric parameters such as the presence of roof spoiler and back light angle inclination were studied using the numerical simulation. Some non- geometric parameters were also investigated in this study, such as contaminants flow rate, vehicle speed and mesh resolution in the computational model. The wind tunnel test results and the numerical simulation results were very similar and comparable, allowing the software validation. That highlights that numerical simulations can be used to take decisions, for instance, the rear wiper removal. A new technology was used to compare the back glass contamination results, which can be extended to other areas on the vehicle. Such methodology consists in the contamination index, where the number of particles are counted on a determined area to compare the results qualitatively
Subject: Vidro - Estrutura
Vidro - Tecnologia
Lattice Boltzmann, Método de
Fluidodinâmica computacional
Tuneis aerodinamicos
Veículos a motor - Aerodinâmica
Language: Inglês
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Danilo Alcântara de. Back glass contamination numerical and experimental study of automotive vehicles : Estudo numérico e experimental da contaminação dos vidros traseiros de veículos automotivos . 2020. 1 recurso online ( 84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica , Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/352923. Acesso em: 3 Dec. 2020.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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