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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Leitura de literatura como experiência pessoal na escola : possibilidades de práticas em sala de leitura
Title Alternative: Literature reading as a personal experience at school : practical possibilities in reading room
Author: Daibello, Claudia de Oliveira, 1981-
Advisor: Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se realiza a leitura de literatura em uma escola pública de Ensino Fundamental e refletir sobre as condições necessárias a essa prática no contexto escolar de modo a favorecer a leitura como uma experiência pessoal, essencial na formação do leitor de literatura. A partir da constatação de que existe um distanciamento entre as práticas de leitura propostas pelo professor (baseadas em objetivos pedagógicos e com foco numa compreensão coletiva e consensual) e o caráter singular da leitura literária (pautada em interesses e sentidos pessoais), pretende-se debater questões como: Quais as condições necessárias para a leitura literária na escola de modo a contribuir para a formação de leitores? A fundamentação teórica do estudo apoia-se numa abordagem multidisciplinar, que permitiu olhar através de diferentes perspectivas o objeto de investigação e, a partir disso, delimitar um recorte próprio. Assim, recorremos aos estudos da História Cultural (CHARTIER, 1990, 2001,2004) para compreender a leitura em sua dimensão cultural, como prática partilhada nas comunidades de leitores. Através de estudos do campo da linguagem (BAKHTIN, 2011,2014) buscamos compreender o caráter dialógico dos sentidos produzidos no ato de ler e, a partir de estudos literários (EAGLETON, 2006; ZILBERMAN, 2017), entender as especificidades da produção e da leitura literárias. Autores como Rouxel (2010, 2012, 2013) e Petit (2008, 2009, 2013) contribuíram com o embasamento para se abordar a leitura de literatura no contexto escolar. Para produzir os dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas e conversas informais com professores e alunos de uma turma de segundo ano de uma escola municipal localizada no interior do estado de São Paulo. Recorremos também à análise documental, buscando informações no Catálogo de Livros da Sala de Leitura da mesma escola, na Rotina Semanal da professora e na Planilha de Empréstimos de livros, bem como analisamos a forma de organização do acervo da Sala de Leitura, buscando compreender as condições e os usos do acervo da escola. Realizamos ainda observações em campo nessa mesma turma, que foram audiogravadas e em seguida transcritas, com o intuito de analisar as práticas de leitura literária realizadas no cotidiano escolar. Defendemos que a leitura de literatura na escola deve ser trabalhada com foco em promover experiências pessoais de leitura, o que consideramos essencial para a formação do leitor de literatura, e que um trabalho pedagógico sob tal perspectiva é tanto necessário como também possível na escola contemporânea

Abstract: This research aims to understand how to read literature in a public elementary school and think over the necessary conditions to this practice in the school context in order to favor reading as a personal experience, essential in formation of the literature reader. Based on the observation that there is a gap between reading practices proposed by the teacher (based on pedagogical objectives and focusing on a collective and consensual understanding) and the unique character of literary reading (based on personal interests and meanings), it is intended discuss issues such as: What are the necessary conditions for literary reading at school in order to contribute to formation of readers? The theoretical foundation of study is supported by a multidisciplinary approach, which allowed looking at the object of investigation through different perspectives and, from that point on, delimiting its own cut. Thus, we use the studies of Cultural History (CHARTIER, 1990, 2001, 2004) to understand reading in its cultural dimension, as a shared practice in communities of readers. Through studies in field of language (BAKHTIN, 2011, 2014) we seek to understand the dialogic character of senses produced in the act of reading and, based on literary studies (EAGLETON, 2006; ZILBERMAN, 2017), to understand the specificities of production and literary reading. Authors such as Rouxel (2010, 2012, 2013) and Petit (2008, 2009, 2013) contributed to the foundation for addressing literature reading in the school context. To produce the research data, interviews and informal conversations were conducted with teachers and students from a second-year class at a municipal school located in São Paulo¿s inland city. We also resort to document analysis, looking for information in Book Catalog of Reading Room of the same school, in weekly Routine of the teacher and in the Book Loan Worksheet, as well as analyzing the way of organizing the collection of the Reading Room, seeking to understand the conditions and uses of the school collection. We also conducted field observations in this same class, which were audio-recorded and then transcribed, in order to analyze the literary reading practices performed in school routine. We argue that reading literature at school should be worked with focus on promoting personal reading experiences, which we consider essential for literature training readers, and that pedagogical work from this perspective is both necessary and possible in contemporary schools
Subject: Leitura
Literatura
Salas de leitura
Escolas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DAIBELLO, Claudia de Oliveira. Leitura de literatura como experiência pessoal na escola: possibilidades de práticas em sala de leitura. 2020. 1 recurso online ( 149 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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