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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A educação em saúde como proposta transversal : desenvolvimento de uma matriz interdisciplinar para o ensino médi
Title Alternative: Health education as a cross proposal : developing an interdisciplinary matrix for high school
Author: Pinto, Suellen Pereira, 1986-
Advisor: Allegretti, Silmara Marques, 1963-
Abstract: Resumo: A escola é um espaço de relações, ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a contribuição na formação de valores. Logo, a escola se torna um ambiente privilegiado para a Educação em Saúde como uma forma de promover saúde individual e coletiva, por meio da escolha de um estilo de vida saudável e da repercussão nas comunidades em que os alunos se encontram. Acredita-se que assuntos essenciais para a formação devem ser abordados de forma transversal, ou seja, em todas as áreas do conhecimento, de forma contextualizada e integrada. À vista disto, e tendo como universo de análise um grupo de adolescentes escolares de uma Escola Estadual da cidade de São Paulo, este trabalho tem como objetivo principal, desenvolver e aplicar uma Matriz Interdisciplinar para a Educação em Saúde no Ensino Médio (MIES), associando as habilidades e competências das diferentes áreas do conhecimento segundo a Base Nacional Comum Curricular, e assim contribuir com a promoção de saúde no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa, realizada com alunos de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, grupo A e grupo B. Após a construção da ferramenta pedagógica, professores de oito disciplinas participaram da aplicação da MIES por meio de um trabalho interdisciplinar durante suas aulas em um período de quinze dias. O grupo A recebeu a intervenção de todas as áreas de conhecimento, enquanto no grupo B a prática de ensino foi realizada pela professora de Biologia. A avaliação foi realizada qualitativamente por meio de observações e por aplicação de um questionário, diferenças estatísticas na aquisição de conhecimento foram avaliadas por análise de variância (ANOVA) foram ainda avaliados a correlação entre as diferentes respostas do questionário com o teste de correlação de Pearson. A análise do perfil dos alunos quanto a idade e índice de reprovação não demonstrou diferenças significativas entre os grupos. Estatisticamente os alunos do grupo A responderam corretamente um número significativamente maior de questões que alunos do grupo B. Os percalços encontrados durante a aplicação da MIES não anularam sua eficiência, pois tornou-se evidente que ações interdisciplinares contribuem para motivar a participação dos alunos nas aulas, confirmado por meio das análises dos resultados que indicam que a prática interdisciplinar para o ensino de saúde, usando a MIES como instrumento pedagógico, obtém resultados positivos

Abstract: The school is a space of relations, ideal for the development of critical thinking and for the contribution in the formation of values. Therefore, the school becomes a privileged environment for Health Education as a way to promote individual and collective health, through the choice of a healthy lifestyle and the repercussion in the communities where the students meet. It is believed that essential subjects for training should be addressed in a transversal way, that is, in all areas of knowledge, in a contextualized and integrated way. In view of this and having as a universe of analysis a group of school adolescents from a State School in the city of São Paulo, this work has as main objective, to develop and apply an Interdisciplinary Matrix for Health Education in High School (MIES), associating the skills and competences of the different areas of knowledge according to the National Curricular Common Base, and thus contribute to the promotion of health in the school environment. This research was carried out with students from two groups of the first year of high school, group A and group B. After the construction of the pedagogical tool, teachers from eight disciplines participated in the application of MIES through an interdisciplinary work during their classes in a period of fifteen days. Group A received the intervention of all areas of knowledge, while in group B the teaching practice was carried out by the biology teacher. The assessment of knowledge acquisition was performed qualitatively through observations and by application of a questionnaire, statistical differences in the acquisition of knowledge were evaluated by analysis of variance (ANOVA) were also evaluated the correlation between the different responses of the questionnaire with the test of Pearson's correlation. The analysis of the students' profile regarding age and failure rate did not show significant differences between the groups. Statistically, group A students correctly answered a significantly larger number of questions than students in the group B. The mishaps found during the application of the MIES did not negate its efficiency, as it became clear that interdisciplinary actions contribute to motivate students' participation in the classes, confirmed through the analysis of the results that indicate that the interdisciplinary practice for health education, using MIES as a pedagogical tool, obtains positive results
Subject: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação em saúde
Escolas
Ensino médio
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PINTO, Suellen Pereira. A educação em saúde como proposta transversal : desenvolvimento de uma matriz interdisciplinar para o ensino médi. 2019. 1 recurso online ( 143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IB - Tese e Dissertação

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