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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
Title Alternative: Implementation and analysis of interprofessional discipline in health area courses
Author: Miguel, Edson Roberto Arpini, 1962-
Advisor: Bicudo, Angélica Maria, 1955-
Abstract: Resumo: As mudanças no perfil etário da população e os diagnósticos de doenças crônicas cumulativas, exigem atendimentos, estabelecendo-se demandas em relação ao ensino nas profissões da saúde buscando a integralidade do cuidado. A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Após a análise descritiva da implantação da disciplina de Atenção em Saúde e suas implicações acadêmicas, foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a resignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofessional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia. A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais

Abstract: The changes in the age profile of the population and the diagnoses of chronic cumulative diseases, require care, establishing demands in relation to teaching in the health professions seeking the integrality of care. The reorientation of vocational training through public policies offered the opportunity for the creation of curricular components, to train students who exercise interprofessional practices. This work makes an analysis of the context and implications for the implementation of an interprofessional discipline in health courses in a public university. After the descriptive analysis of the implementation of the Health Care discipline and its academic implications, a study with an exploratory profile of a qualitative approach was carried out using focus groups composed of tutors, preceptors and students. Defining the categories and their descriptors was used the 3P model for content analysis and results. It is worth emphasizing the resignification of the teaching role, the students' perception of the challenges of interprofessional teaching and the approach to the health service. We discuss in the general discussion of this text lines of discussion together with assistance to the person, sociology and pedagogy. The innovation proposed by the interprofessional discipline of Attention in Health followed the idea of an international agenda. The reports of tutors, preceptors and students were a decisive stimulus to continue advancing in the other series of courses, in collaborative activities and interprofessional practices
Subject: Relações interprofissionais
Currículos
Ensino - Metodologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MIGUEL, Edson Roberto Arpini. Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde . 2019. 1 recurso online ( 83 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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