Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/352491
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
Title Alternative: An assentement of de use of the digital videos in Brazil : effects on student motivation in teaching and learning
Author: Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
Advisor: Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Abstract: Resumo: Na maior parte das salas de aulas, os alunos anseiam por serem seduzidos e motivados pelos professores com relação à forma como o conhecimento possa ser transferido. Através de inovações ou incorporações de práticas didáticas mais eficientes e eficazes, considerando-se as tecnologias disponíveis, a relação ensino aprendizagem poderia ser beneficiada, o que tornaria o professor mais próximo de seus objetivos como educador e motivador de reflexões, bem como as aulas mais dinâmicas e produtivas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a utilização de vídeos digitais na educação pode contribuir para a motivação, interesse e desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem, bem como discutir o papel das tecnologias da informação e comunicação na educação. Investiga-se também as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo de um modo geral, além de analisar de que maneira a produção destes recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação no Brasil, em que se percebeu que os vídeos digitais proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e sociais, impondo à escola o fornecimento de uma resposta adequada a esta inovação tecnológica

Abstract: In most classrooms, students yearn to be seduced and motivated by teachers about how knowledge can be transferred. Through innovations or incorporation of more efficient and effective teaching practices, considering the available technologies, the teaching-learning relationship could be benefited, which would make the teacher closer to his goals as an educator and motivator of reflections, as well as more dynamic and productive. Thus, this research aims to investigate how the use of digital videos in education can contribute to the motivation, interest and development of students and teachers in the teaching and learning process, as well as to discuss the role of information and communication technologies in education. It also investigates the methodologies of using videos as an educational tool in general, in addition to analyzing how the production of these pedagogical resources contributes to the emancipation of the student in search of knowledge in the subjects he is studying. In this research, the state of the art about the use of videos in education in Brazil was presented, in which it was realized that digital videos provide Brazilian students and teachers with greater opportunities, in order to adjust the learning process to individual and social needs, requiring the school to provide an adequate response to this technological innovatio
Subject: Vídeo digital
Motivação
Aprendizagem
Estudantes
Tecnologia da informação e comunicação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos. Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning . 2020. 1 recurso online ( 73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FT - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silveira_TatianeRamosDosSantos_M.pdf739.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.