Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/352355
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
Title Alternative: (Re)Discovering the pleasure of reading : incentive to practice of reading among students of elementary school
Author: Siqueira, Thais Batista, 1980-
Advisor: Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Abstract: Resumo: Considerando a importância da leitura para o desenvolvimento de competências de letramento, para o exercício da cidadania e constituição do humano, o objetivo desta dissertação foi o de compreender as relações dos adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental 2 com as práticas de leitura e verificar se ações pautadas no protagonismo juvenil promovem uma (re)aproximação entre ambos. Os estudantes de 9º ano foram escolhidos pelo fato de ser o período no qual observei, como professora, queda no número de empréstimo de livros e no gosto pela leitura. Adotamos como referencial teórico os trabalhos de Calligaris (2013), Becker (2003), Ozella (2003), Castrillón (2011), Martins (1990), Petit (2008; 2009; 2013) e Butlen (2015), os dados produzidos pela série de pesquisas Retratos da Leitura no Brasil e artigos, teses e dissertações que tivessem como focos os anos finais do ensino fundamental, protagonismo juvenil, adolescência e leitura. Para esta investigação, utilizamos a abordagem qualitativa (estudo de caso), sendo os dados de campo obtidos através da observação de aulas de uma turma de 9º ano em sala de leitura de escola municipal da cidade de São Paulo, produção textual realizada pelos estudantes e entrevistas. A professora de Sala de Leitura também foi entrevistada e sua fala colocada em diálogo com as dos adolescentes. A análise dos dados levou a concluir que as ações baseadas no protagonismo juvenil favorecem a relação dos adolescentes com a leitura, dada a existência de espaço de escuta e acolhimento de suas reivindicações. Percebemos que há um distanciamento entre as práticas de leitura dos adolescentes e as realizadas pela escola, o que afasta uma parte dos estudantes da leitura. Este distanciamento é diminuído devido ao diálogo permanente entre as bibliotecas dos adolescentes e a da POSL. Os dados apontam, ainda, uma trilha de investigação que sugere a importância do vínculo com um mediador, destacado por Michelle Petit em suas pesquisas

Abstract: Considering the importance of reading for the development of literacy skills, for the exercise of citizenship and constitution of the human being, the objective of this dissertation was to understand the relationships of adolescents in the final years of Elementary School 2 with reading practices and to verify whether actions based on youth protagonism promote a (re) approximation between both. Nineth grade students were chosen because it is the period in which I observed, as a teacher, a drop in the number of books borrowed and in the taste for reading. We adopted as a theoretical framework the works of Calligaris (2013), Becker (2003), Ozella (2003), Castrillón (2011), Martins (1990), Petit (2008; 2009; 2013) and Butlen (2015), the data produced by Portraits of Reading in Brazil and articles, theses and dissertations that focused on the final years of elementary school, youth protagonism, adolescence and reading. For this investigation, we used the qualitative approach (case study), with field data obtained through the observation of classes from a 9th grade class in a reading room of a municipal school in the city of São Paulo, textual production performed by students and interviews. The Reading Room teacher was also interviewed and her speech placed in dialogue with those of the adolescents. Data analysis led to the conclusion that actions based on youth protagonism favor the relationship of adolescents with reading, given the existence of a space for listening and welcoming their demands. We noticed that there is a gap between the reading practices of adolescents and those carried out by the school, which keeps some students away from reading. This gap is reduced due to the permanent dialogue between the adolescents' libraries and that of POSL. The data also point to a trail of investigation that suggests the importance of bonding with a mediator, highlighted by Michelle Petit in her research
Subject: Interesses na leitura
Protagonismo juvenil
Ensino fundamental
Adolescência
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SIQUEIRA, Thais Batista. (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2. 2020. 1 recurso online ( 204 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Siqueira_ThaisBatista_M.pdf7.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.