Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/352347
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
Title Alternative: Afro-Brazilian and African children's literature in elementary school : in the tracks of a research trip, cartographies of schooling
Author: Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991-
Advisor: Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo cartografar as práticas de escolarização da literatura infantil afro-brasileira e africana, no contexto de uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Campinas-SP, com vistas a identificar em qual medida se aproximam (ou não) de uma perspectiva educacional antirracista, tendo como foco central algumas narrativas docentes e os projetos da escola em questão. Neste estudo, a direção metodológica utilizada foi a cartografia, a partir da perspectiva deleuziana. Os dados produzidos por meio de observação cotidiana - registrada em diário de campo e das conversas com cinco professoras (negras e brancas) e oito crianças (negras e brancas) - foram apresentados e analisados segundo os encontros, atravessamentos e acontecimentos que movimentaram esta pesquisa viagem, em diálogo teórico com uma perspectiva antirracista e a literatura para a infância. De modo geral, verificou-se que o trabalho com a literatura infantil - que trata da temática afro-brasileira e africana - desenvolveu-se de formas variadas e com objetivos distintos, na atuação de cada docente. Neste sentido, destacaram-se duas tendências nas práticas pedagógicas com os livros: a) promover a valorização da identidade negra e b) abordar determinados conteúdos como aplicação ao currículo escolar, como o continente africano. Os principais resultados foram evidenciados a partir da problematização de algumas escolhas literárias, tendo em vista a representação estereotipada dos personagens negros no enredo. Em decorrência desse aspecto, enfatiza-se a necessidade de ações formativas que subsidiem a prática pedagógica com a literatura infantil, na perspectiva de uma educação antirracista

Abstract: This study aimed to map the schooling practices of Afro-Brazilian and African children¿s literature, in the context of a Public Elementary School in Campinas-SP, to identify if they are or not related to an anti-racist educational perspective, focusing on some teaching narratives and the school projects in question. In this study, the methodological direction used was cartography from the Deleuzian perspective. The data produced by the observation of daily life and conversations with five black and white teachers and eight black and white children, which was recorded in a field diary, were presented and analyzed according to the encounters, crossings, and events that moved this research trip in theoretical dialogue with an anti-racist perspective and children¿s literature. In general, it was found that the work with children¿s literature, which deals with Afro-Brazilian and African themes, developed in different ways and with different objectives, according to the performance of each teacher. In this sense, two trends in pedagogical practices with books were highlighted: a) promoting the valorization of black identity, and b) addressing certain contests such as the application to the school curriculum, and the African continent. The main results were evidenced by the problematization of some literary choices, taking into account the stereotyped representation of black characters in the plot. Therefore, the need for training actions that support pedagogical practice with children¿s literature is emphasized in the perspective of anti-racist education
Subject: Educação
Racismo
Literatura infantil afro-brasileira
Literatura infantojuvenil - África
Ensino fundamental
Professores - Formação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BISPO, Carla Fernanda Brito. Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização . 2020. 1 recurso online ( 269 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bispo_CarlaFernandaBrito_M.pdf5.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.