Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351998
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Curvas paramétricas : compreensão do movimento na perspectiva da geometria dinâmica
Title Alternative: Parametric curves : understanding movement from the perspective of dynamic geometry
Author: Cardoso, Tulio Sousa, 1990-
Advisor: Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-
Abstract: Resumo: Esta dissertação propõe uma sequência didática sobre o ambiente da geometria dinâmica, favorecendo a compreensão dos conceitos envolvendo curvas planas, tomando como referência a teoria das situações didáticas. A metodologia adotada é a da engenharia didática. A concepção da sequência perpassa por três níveis: o primeiro é feito dos saberes prévios dos alunos e relaciona-se às funções do substrato para construção dos conceitos envolvendo curvas planas. Ainda nesse nível, há apropriação das ferramentas do meio, por intermédio de atividades que buscam motivar e introduzir os alunos de forma autônoma ao ambiente online do soft Geogebra. No segundo nível é construído o conceito de curvas e suas representações por meio de exemplos e construções geométricas aliadas a suas representações algébricas. Este modelo é possibilitado pelo meio onde ocorre a interação entre aluno e saberes, chamado de "milieu" caracterizado, um ambiente autônomo e antagônico ao sujeito. No terceiro nível os alunos são mais exigidos, passam pelas situações a-didáticas e é proposto um conjunto de atividades planejadas em níveis de dificuldades espiral, com as devidas análises a priori, concebidas via Teoria das Situações Didática. São feitas análises a posteriori obtidas na fase de experimentação, essas contrastada as variáveis de comandos a priori sugerem que o objetivo de construção do conceito de curvas planas via ambiente digital colaborativo foi alcançado. Evidência em sua tipologia uma troca de informação que valoriza o desenvolvimento dos constructos em perspectiva histórica, o sujeito inserido no milieu e contexto social, estabelecendo uma relação entre o saber, o professor e aluno

Abstract: This dissertation proposes a didactic sequence with the environment of dynamic geometry, favoring the understanding of concepts involving plane curves, taking as a reference to the theory of didactic situations, following as methodology the didactic engineering. The conception of the sequence goes through three levels: in the first, it¿s based on the students¿ prior knowledge regarding functions that is the base for the construction of concepts involving flat curves, and also at this level, occurs the appropriation of the tools of the environment, through activities that seek to motivate and introduce students autonomously to the online environment of the software Geogebra; in the second the concept of curves and their representations is constructed through examples and geometric constructions combined with their algebraic representations, made possible by the environment where the interaction between student and knowledge occurs, this environment is called milieu, and is characterized as being an environment autonomous and antagonistic to the subject; in the third the students are more requested, because they go through a-didactic situations, it¿s proposed a set of activities with levels of difficulties in spiral with an appropriate prior analysis, conceived through the Didactic Situations Theory. We do a posteriori analyze of what was obtained in the experimentation phase, these analyzes contrast the commands variables a priori suggest that the objective of building the concept of plane curves via a collaborative digital environment was achieved and there is still evidence in its typology an exchange of pieces of information that highlight the story of the characters who organized such constructs, valorize the subject who using the milieu and its context, seeks to decode this language, establishing a relationship between knowledge, teacher and student
Subject: Geometria dinâmica
Curvas planas
GeoGebra (Programa de computador)
Representações de álgebras
Situações didáticas
Sequências (Matemática)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARDOSO, Tulio Sousa. Curvas paramétricas: compreensão do movimento na perspectiva da geometria dinâmica. 2020. 1 recurso online (105 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cardoso_TulioSousa_M.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.