Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351648
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A temática "dispersão da luz" em um livro didático de física do ensino médio : The theme "scattering of light" in a high school physics textbook
Title Alternative: The theme "scattering of light" in a high school physics textbook
Author: Silva, Dayvid Bruno Fernandes da, 1993-
Advisor: Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Abstract: Resumo: A temática "dispersão da luz" em um livro didático de Física do Ensino Médio Dayvid Bruno Fernandes da Silva d211811@dac.unicamp.br Resumo Fenômenos luminosos têm sido fonte de muitos estudos e debates filosóficos, científicos e tecnológicos. Hoje, a importância da Óptica pode ser exemplificada pelo desenvolvimento de tecnologias como as fibras de transporte de informações e dispositivos de realidade aumentada ou virtual. O estudo da dispersão da luz mobilizou diversos pensadores, como Newton, que estruturou a teoria hoje apresentada em livros didáticos do ensino básico. Considerando que esses materiais vêm sendo o recurso didático mais utilizado no contexto do ensino formal, com este estudo, temos o objetivo de compreender aspectos da abordagem da dispersão da luz branca em um livro didático distribuído pelo Programa Nacional do Livro didático (2018). Buscamos responder a seguinte questão de estudo: "Como aspectos da temática dispersão da luz branca são apresentados em capítulos de Óptica de um livro didático de física do PNLD 2018?" Então, selecionamos a coleção mais distribuída pelo respectivo programa e direcionamos o olhar aos capítulos de Óptica do correspondente volume de tal forma que as unidades de análise abordam a temática dispersão da luz branca de forma direta ou indireta. Para a análise, apoiamo-nos em trabalhos de Eni Orlandi no que se refere a princípios e noções da teoria da Análise de Discurso francesa que teve em Michel Pêcheux um de seus precursores. Nos fundamentamos também em reflexões decorrentes do desenvolvimento da teoria da dispersão da luz, em documentos oficiais de políticas públicas voltadas à educação básica, como o PCN e o PCN+ e em discussões sobre o processo de produção de livros didáticos. No material analisado, a temática dispersão da luz foi apresentada em dois momentos, de acordo com o capítulo no qual o assunto apareceu: primeiro em função de princípios básicos de Óptica, como propagação retilínea de raios luminosos e, por último, no contexto da refração. A obra selecionada apresentou aspectos históricos, mesmo que ao final dos capítulos e que não foram contemplados nas seções de exercícios correspondentes. Outras formas de contextualização também foram propostas na apresentação da temática, mas na maior parte das vezes, sendo confundidas como aplicações de conceitos. A análise indicou também forte influência, não só dos discursos das diretrizes nacionais, mas também de um compromisso com um ensino tradicional de Física. Relações de sentido com concepções de uma Ciência que se "desenvolve" pela simples experimentação e pela suplantação de teorias falsas também foram percebidas vinculadas à abordagem da teoria da dispersão da luz

Abstract: Light phenomena have been the source of many philosophical, scientific and technological studies and debates. Today, the importance of optics can be exemplified by the development of technologies such as information transport fibers and augmented or virtual reality devices. The study of the scattering of light has mobilized several scholars, such as Newton, who structured the theory now presented in High School textbooks. Considering that these materials have been the most used teaching resource in the context of formal education, with this research we aim to comprehend aspects of the approach of light scattering in high school textbook distributed by the Programa Nacional do Livro didático (2018). We aimed to answer the following question: "How aspects of the white light scattering theme are presented in Optics chapters of a 2018 PNLD Physics textbook? " Then, we selected the collection most distributed by the respective program and focused the Optics chapters of the corresponding volume in such a way that the units of analysis address the theme of light scattering directly or indirectly. For the analysis, we relied on materials written by Eni Orlandi regarding, the principles and notions of the theory of French Discourse Analysis that had in Michel Pêcheux one of its precursors. We are also based on reflections arising from the development of the theory of light scattering, on official public policy documents focused on basic education, such as the PCN and PCN +, and on discussions about the textbook production process. In the analyzed material, the light scattering theme was presented in two moments, according to the chapter in which the subject appeared: first related to basic principles of Optics, such as rectilinear propagation of light rays and, at last, in the context of refraction. The selected text-book presented historical aspects, although at the end of the chapters, which were not covered in the corresponding exercise sections. Other forms of contextualization were also proposed in the presentation of the theme, but more often than not, being confused as applications of concepts. The analysis also indicated a strong influence not only by the discourses of national guidelines, but also on a commitment to a traditional way of teaching Physics. Relations of meaning with conceptions of a kind of Science that "develops" itself by simple experimentation and the superseding of false theories were also perceived linked to the light scattering theory approach in the textbook
Subject: Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Luz - Dispersão
Livros didáticos
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Dayvid Bruno Fernandes da. A temática "dispersão da luz" em um livro didático de física do ensino médio: The theme "scattering of light" in a high school physics textbook. 2020. 1 recurso online (181 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_DayvidBrunoFernandesDa_M.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.