Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampBulhões, Arthur Feitosa de-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleOs colégios jesuítas de Portugal e a Revolução Científica: Inácio Monteiro e a recepção das novas teorias da luz em Portugalpt_BR
dc.title.alternativeThe Portuguese Jesuit schools and the Scientific Revolution: Inácio Monteiro and the reception of the new theories of light in Portugalpt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Marília de Azambuja-
dc.contributor.authorBulhões, Arthur Feitosa de-
dc.subjectJesuitaspt_BR
dc.subject.otherlanguageJesuitspt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por escopo analisar a atividade dos professores jesuítas dos colégios da Assistência de Portugal no que concerne ao estudo da matemática aplicada, que abarcava disciplinas como a astronomia e a óptica geométrica. Busca-se discutir a tese comumente defendida de que teria havido um atraso na recepção das novas teorias advindas da Revolução Científica no contexto português. Sustentar-se-á que a apreciação dos textos manuscritos de autoria dos professores dos colégios da Assistência Portuguesa permite uma abordagem diferente da questão, identificando, por um lado, um relevante – e articulado com a problemática da Revolução Científica – debate sobre o estatuto das disciplinas matemáticas, que culminou em um entendimento muito próprio sobre o que e como deveria ser estudado; e, por outro, uma recepção crítica das novas teorias científicas, cuja discussão esteve articulada com a síntese do debate sobre o estatuto das matemáticas. Quanto a este último ponto, restringimos nosso elenco de fontes a uma controvérsia científica específica, a saber, a discussão sobre a natureza da luzpt_BR
dc.relation.ispartofHistoria unisinospt_BR
dc.publisher.citySão Leopoldo, RSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinospt_BR
dc.date.issued2014-
dc.date.monthofcirculationjan./abr.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume18pt_BR
dc.description.issuenumber1pt_BR
dc.description.firstpage27pt_BR
dc.description.lastpage34pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSCOPUSpt_BR
dc.identifier.issn1519-3861pt_BR
dc.identifier.eissn2236-1782pt_BR
dc.identifier.doi10.4013/htu.2014.181.03pt_BR
dc.identifier.urlhttp://www.revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/6775pt_BR
dc.date.available2020-10-26T22:42:37Z-
dc.date.accessioned2020-10-26T22:42:37Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Sanches Olivia (olivias@unicamp.br) on 2020-10-26T22:42:37Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-02-11T21:12:22Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-84903477258.pdf: 5360663 bytes, checksum: 93c9051ccb0391bfa199341fd8036702 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-26T22:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351590-
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThis article aims to analyze the activity of Jesuit teachers at the schools of the Portuguese Assistance concerning the study of applied mathematics, which included subjects such as astronomy and geometric optics. It shall address the widely asserted thesis that there should have been a delay in the reception of the new theories from Scientific Revolution in the Portuguese context. It will be argued that the study of manuscript texts composed by teachers from the Portuguese Assistance schools allows a different approach to the issue, which, on the one hand, identifies an important - and articulated with Scientific Revolution matters – debate on the statute of mathematical subjects, which led to an autonomous understanding of what should be studied and how; and, on the other hand, a critical reception of the new scientific theories, whose discussion was articulated with the synthesis of that debate on the statute of mathematics. Concerning the later, we have limited our sources to the ones about a very specific scientific controversy, namely, the discussion on the nature of lightpt_BR
dc.subject.keywordRevolução Científicapt_BR
dc.subject.keywordColégiospt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordÓpticapt_BR
dc.subject.keywordLuzpt_BR
dc.subject.keywordScientific Revolutionpt_BR
dc.subject.keywordSchoolspt_BR
dc.subject.keywordMathematicspt_BR
dc.subject.keywordOpticspt_BR
dc.subject.keywordLightpt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-84903477258pt_BR
dc.creator.orcidsem informaçãopt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.description.otherSponsorshipsem informaçãopt_BR
Appears in Collections:IFCH - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-84903477258.pdf5.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.