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Type: Artigo
Title: Os colégios jesuítas de Portugal e a Revolução Científica: Inácio Monteiro e a recepção das novas teorias da luz em Portugal
Title Alternative: The Portuguese Jesuit schools and the Scientific Revolution: Inácio Monteiro and the reception of the new theories of light in Portugal
Author: Ribeiro, Marília de Azambuja
Bulhões, Arthur Feitosa de
Abstract: Este artigo tem por escopo analisar a atividade dos professores jesuítas dos colégios da Assistência de Portugal no que concerne ao estudo da matemática aplicada, que abarcava disciplinas como a astronomia e a óptica geométrica. Busca-se discutir a tese comumente defendida de que teria havido um atraso na recepção das novas teorias advindas da Revolução Científica no contexto português. Sustentar-se-á que a apreciação dos textos manuscritos de autoria dos professores dos colégios da Assistência Portuguesa permite uma abordagem diferente da questão, identificando, por um lado, um relevante – e articulado com a problemática da Revolução Científica – debate sobre o estatuto das disciplinas matemáticas, que culminou em um entendimento muito próprio sobre o que e como deveria ser estudado; e, por outro, uma recepção crítica das novas teorias científicas, cuja discussão esteve articulada com a síntese do debate sobre o estatuto das matemáticas. Quanto a este último ponto, restringimos nosso elenco de fontes a uma controvérsia científica específica, a saber, a discussão sobre a natureza da luz
metadata.dc.description.abstractalternative: This article aims to analyze the activity of Jesuit teachers at the schools of the Portuguese Assistance concerning the study of applied mathematics, which included subjects such as astronomy and geometric optics. It shall address the widely asserted thesis that there should have been a delay in the reception of the new theories from Scientific Revolution in the Portuguese context. It will be argued that the study of manuscript texts composed by teachers from the Portuguese Assistance schools allows a different approach to the issue, which, on the one hand, identifies an important - and articulated with Scientific Revolution matters – debate on the statute of mathematical subjects, which led to an autonomous understanding of what should be studied and how; and, on the other hand, a critical reception of the new scientific theories, whose discussion was articulated with the synthesis of that debate on the statute of mathematics. Concerning the later, we have limited our sources to the ones about a very specific scientific controversy, namely, the discussion on the nature of light
Subject: Jesuitas
Country: Brasil
Editor: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.4013/htu.2014.181.03
Address: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/6775
Date Issue: 2014
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