Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351154
Type: Artigo
Title: Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
Author: Silveira, Renê José Trentin
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador
Subject: Educação
Gramsci, Antonio
Country: Brasil
Editor: Universidade Nove de Julho
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.5585/eccos.n44.7784
Address: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7784
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000423938300015.pdf208.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.