Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampOliveira, Leonardo Augusto Cardoso de-
dc.contributor.authorunicampReily, Lucia Helena-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleRelatos de músicos cegos: subsídios para o ensino de música para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeReports by blind musicians: supporting the teaching of music for students with visual impairmentspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Leonardo Augusto Cardoso de-
dc.contributor.authorReily, Lucia Helena-
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subject.otherlanguageSpecial educationpt_BR
dc.description.abstractEste estudo de natureza qualitativa teve como objetivo compreender as problemáticas enfrentadas por músicos com cegueira quanto ao acesso à aprendizagem da música. Em entrevistas semiestruturadas, procurou-se conhecer suas vivências e processos de formação no campo da música. Os resultados apontam o papel-chave da família na introdução ao mundo da música, além de mostrar que faltam, aos professores de música, conhecimentos básicos sobre as necessidades do aluno com cegueira. O artigo pretende evidenciar especificidades da aprendizagem musical do aluno com cegueira e subsidiar a prática profissional dos responsáveis pelo seu ensino no contexto da rede regular de ensino, servindo também para nortear a formação de professores de música que possam vir a ter alunos com deficiência visualpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação especialpt_BR
dc.publisher.cityPiracicaba, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUniversidade Metodista de Piracicabapt_BR
dc.date.issued2014-
dc.date.monthofcirculationjul./set.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume20pt_BR
dc.description.issuenumber3pt_BR
dc.description.firstpage405pt_BR
dc.description.lastpage420pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSCOPUSpt_BR
dc.identifier.issn1413-6538pt_BR
dc.identifier.eissn1980-5470pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382014000300007pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-6538201400030000pt_BR
dc.date.available2020-10-15T00:16:09Z-
dc.date.accessioned2020-10-15T00:16:09Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Sanches Olivia (olivias@unicamp.br) on 2020-10-15T00:16:09Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-02-11T21:15:07Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-84908218855.pdf: 254662 bytes, checksum: 82c04315f9c0ddc3f59dcfb8fcc539b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T00:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351142-
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDesenvolvimento Humano e Reabilitaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThis qualitative study aimed to understand significant issues regarding access to music learning faced by blind musicians. Using semi-structured interviews, we sought to learn about their musical experiences and vocational training processes in the field. The results suggest that families play a major role in enabling initial musical development. The data also indicates that music teachers lack basic knowledge about their students with blindness' specific needs. The article intends to reveal music learning characteristics and needs of students with visual impairments, so as to improve music teachers' professional practice within the regular school context, as well as to discuss implications for teacher certification in university courses for future teachers of students with visual impairmentspt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordDeficiência visualpt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordMusic educationpt_BR
dc.subject.keywordVisual impairmentpt_BR
dc.subject.keywordInclusionpt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-84908218855pt_BR
dc.creator.orcidsem informaçãopt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-2792-8664pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.description.otherSponsorshipsem informaçãopt_BR
Appears in Collections:FCM - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-84908218855.pdf248.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.