Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/351030
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Onde está o herói? : processo de criação corporal com adolescentes no contexto educacional contemporâneo
Title Alternative: Where is the hero? : body creation process with teenagers in the contemporary educational context
Author: Gomes, Adriana Paes Leme Paiva, 1978-
Advisor: Jesus, Adilson Nascimento de, 1962-
Abstract: Resumo: A pesquisa intitulada Onde está o herói? Processo de criação corporal com adolescentes no contexto educacional contemporâneo se destina à realização artística através de um processo estético-pedagógico de sensibilização corporal associado a jogos teatrais e ações dramáticas em diálogo com temas universais presentes em mitos (ELIADE, 2007; BRANDÃO, 2004). Buscando relações entre a memória e a imaginação, tem como objetivo central a criação cênica do personagem herói (ROSENFELD, 2012; CAMPBELL, 2007; JUNG, 2002) em corpos adolescentes (COUTINHO, 2009). Assim, faz parte desta prática como pesquisa (CABRAL, 2003) aqui denominada narratese, o exercício de acolher, estimular, observar, organizar e refletir como os adolescentes participantes estão vivenciando a imagem simbólica do herói na contemporaneidade, ou seja, como o personagem central de jornadas errantes, repleta de aventuras, perigos e descobertas vêm sendo imaginado por este público a partir de seu corpo em processo para a cena. Para tanto, a proposta se alinha à função pedagógica do mito (CAMPBELL, 2001) e a uma atitude lúdica e criativa de um corpo que experimenta, joga e constrói por meio do contato sensível com múltiplas instâncias de si mesmo e do outro dentro do espaço expressivo da arte, fundamentada aqui pela produção de conhecimento no teatro (BOAL, 1997 ; SPOLIN, 1992; KOUDELA, 2011; BARBA, 2012) e na dança (LABAN, 1978; VIANNA, 2005; MILLER, 2007; 2012) do século XX e XXI

Abstract: The research entitled Where is the hero? Body creation process with teenagers in the contemporary educational context is aimed towards an artistic acomplishment through a process of body awareness concerning theatrical play and dramatic actions and related to the universal themes present in myths (ELIADE, 2007; BRANDÃO, 2004). As we seek for relations between memory and imagination, the central goal of the project is the scenic creation of the hero character (ROSENFELD, 2012; CAMPBELL, 2007; JUNG, 2002) in adolescent bodies (COUTINHO, 2009). Like this, it is part of this practice as research (CABRAL, 2003) here called narratese, the exercise to welcome, stimulate, observe, organize and reflect on how the participating adolescents are experiencing the symbolic image of the hero in contemporary times, that is, to analyse how the central character of wandering journeys, replete adventures, challenges and discoveries have been imagined by this audience from their bodies on the scene. Therefore, the proposal is aligned with the pedagogical function of the myth (CAMPBELL, 2001) and with a playful and creative attitude of a body that experiences, play and builds through the sensitive contact with multiple instances of itself and the other within the expressive space of art, grounded here by the production of knowledge in the theater (BOAL, 1997; SPOLIN, 1992; KOUDELA, 2011; BARBA, 2012) and dance (LABAN, 1978; VIANNA, 2005; MILLER, 2007; 2012 ) in the 20th and 21st century
Subject: Corpo humano
Mito
Memória
Imaginação
Teatro
Dança
Arte e educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GOMES, Adriana Paes Leme Paiva. Onde está o herói?: processo de criação corporal com adolescentes no contexto educacional contemporâneo. 2020. 1 recurso online ( 259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gomes_AdrianaPaesLemePaiva_D.pdf15.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.