Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/350955
Type: Artigo
Title: Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
Author: Martins, Maria do Carmo
Abstract: Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.
Subject: Ação educativa
Educative action
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/FE
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.20396/etd.v20i3.8652829
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829/18258
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
8652829.pdf371.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.