Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/350907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampFigueiredo, Mariana Dorsa-
dc.contributor.authorunicampCampos, Gastão Wagner de Sousa-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúdept_BR
dc.title.alternativePaideia support as a methodology for healthcare education processespt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Mariana Dorsa-
dc.contributor.authorCampos, Gastão Wagner de Sousa-
dc.subjectPaidéia, Métodopt_BR
dc.subject.otherlanguagePaidéia, Methodpt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa o apoio Paideia como referencial pedagógico num processo de formação em saúde, cujo desenho combinou ofertas teóricas, discussão de casos e intervenções. Avaliamos os efeitos desse processo formativo nas práticas dos participantes, no que se refere à abordagem da subjetividade. O material empírico foi construído a partir de: grupos focais; análise de um caso clínico; e discussão com a equipe responsável pelo caso. Observaram-se mudanças nas práticas clínicas, de gestão, e na “gestão de si”. Os profissionais desenvolveram competências técnicas, éticas e relacionais para atuarem nas múltiplas dimensões dos sujeitos. Conclui-se que a ênfase na troca de experiências e na articulação entre reflexão e intervenção contribui para que a formação produza mudanças nos sujeitos, nas práticas e nos serviços de saúdept_BR
dc.relation.ispartofInterface: communication, health, educationpt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationInterface (Botucatu)pt_BR
dc.publisher.cityBotucatu, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNESP/Faculdade de Medicinapt_BR
dc.date.issued2014-
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume18pt_BR
dc.description.issuesupplement1pt_BR
dc.description.firstpage931pt_BR
dc.description.lastpage943pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSCOPUSpt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.eissn1807-5762pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1807-57622013.0323pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500931pt_BR
dc.date.available2020-10-13T15:13:55Z-
dc.date.accessioned2020-10-13T15:13:55Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Sanches Olivia (olivias@unicamp.br) on 2020-10-13T15:13:55Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-02-11T21:14:55Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-84921262693.pdf: 193841 bytes, checksum: b290b292acccfccbbc9a8ff5cf747637 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-13T15:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/350907-
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Saúde Coletivapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper analyzes Paideia support as a pedagogical framework for healthcare education processes, with a design combining theoretical offers, case discussion and interventions. We analyzed the effects of this process on the participants’ practices, with regard to subjective approaches. The empirical material was constructed from focus groups, analysis of a clinical case and discussions with the team responsible for the case. Changes in clinical practice, management and “self-management” were observed. These professionals have developed technical, ethical and relational expertise for working on the multiple dimensions of the subjects. It was concluded that the emphasis on exchanges of experiences and on linkages between reflection and action contributes towards producing changes in the subjects, practices and healthcare servicespt_BR
dc.subject.keywordApoio institucionalpt_BR
dc.subject.keywordFormaçãopt_BR
dc.subject.keywordClínica ampliadapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordInstitutional supportpt_BR
dc.subject.keywordEducationpt_BR
dc.subject.keywordExpanded clinical practicept_BR
dc.subject.keywordSubjectivitypt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-84921262693pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-6963-1968pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-5195-0215pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.description.otherSponsorshipsem informaçãopt_BR
Appears in Collections:FCM - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-84921262693.pdf189.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.