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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Descompasso na formação da agenda da política nacional de educação profissional (2003-2009)
Title Alternative: Mismatch in the formation of the national professional education policy agenda (2003-2009)
Author: Fiala, Diane Andreia de Souza, 1974-
Advisor: Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Abstract: Resumo: Esta tese trata da temática que envolve a fase de debates sobre a nova institucionalidade pensada para a educação profissional que culminou com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia atrelando a essa instituição a possibilidade de expansão da educação profissional pública no âmbito federal. O principal problema de pesquisa identificado foi: o descompasso gerado restringiu-se à não aceitação - por parte dos atores envolvidos no processo de formação da agenda e formulação da política - pelo deslocamento do foco pedagógico do fator econômico para o de qualidade social da educação profissional? O objetivo geral é demonstrar que o descompasso foi gerado no nível cognitivo dos atores envolvidos no processo, pois o que concebiam como `nova institucionalidade¿ se diferenciava da opção institucional que foi determinada pelo Poder Executivo após longo período de debates e reflexão sobre o que viria a ser o modelo ideal de educação profissional pública no âmbito nacional. Defende-se a tese de que o descompasso é característica perene da educação profissional brasileira até os dias atuais pela existência de duas ideologias marcadas entre um grupo que defende uma educação profissional que forme mão de obra para atender às demandas do mercado empresarial e outro que a vê como educação politécnica com foco na formação humana para o mundo do trabalho. A metodologia incluiu a análise de dois ciclos da política, para compreender a arena política do período estudado, buscando novas interpretações deste fenômeno com suportes: epistemológico da abordagem cognitiva e teórico da educação comparada, tendo como marco o enfoque retórico de análise de políticas públicas. Fez-se uso da análise do discurso para analisar os documentos institucionais com respaldo da pesquisa documental. O resultado encontrado é que a lei aprovada comprova que a ação política é um processo que culmina com o que é possível ser construído a partir do diálogo com os atores que participam da arena política, do jogo de forças e interesses que é próprio do processo democrático e, por outro lado, foi um passo importante para a construção da identidade da educação profissional no país, por ser uma modalidade educativa que até os dias atuais enfrenta estigmas que a impede de alcançar o reconhecimento acadêmico de sua importância para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país

Abstract: This thesis deals with the theme that involves the debate phase about the new institutionality designed for professional education that culminated with the creation of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), linking to this institution the possibility of expanding public professional education at the federal level. The main research problem identified was: the mismatch generated was restricted to non-acceptance - by the actors involved in the process of forming the agenda and policy formulation - by shifting the pedagogical focus from the economic factor to the social quality of professional education? The general objective is to demonstrate that the gap was generated at the cognitive level of the actors involved in the process, because what they conceived as a 'new institutionality' was different from the institutional option that was determined by the Executive Power after a long period of debates and reflection on what would come to be the ideal model of public professional education at the national level. The thesis that the gap is a perennial characteristic of Brazilian professional education to the present day is defended by the existence of two ideologies marked by a group that defends a professional education that trains manpower to meet the demands of the business market and another that sees polytechnic education as a focus on human training for the world of work. The methodology included the analysis of two cycles of politics, to understand the political arena of the studied period, looking for new interpretations of this phenomenon with supports: epistemological of the cognitive and theoretical approach of comparative education, having as a landmark the rhetorical focus of public policy analysis. Discourse analysis was used to analyze institutional documents supported by documentary research. The result found is that the approved law proves that political action is a process that culminates in what is possible to be built from the dialogue with the actors who participate in the political arena, the game of forces and interests that is typical of the democratic process and, on the other hand, it was an important step towards building the identity of professional education in the country, as it is an educational modality that still faces stigmas that prevent it from achieving academic recognition of its importance for social, economic development and sustainable development of the country
Subject: Ensino profissional
Ensino técnico
Política e educação
Estudo comparado
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FIALA, Diane Andreia de Souza. Descompasso na formação da agenda da política nacional de educação profissional (2003-2009). 2020. 1 recurso online ( 257 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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