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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Da ação à reflexão : a solicitação do meio e a construção das estruturas lógico-matemáticas de crianças com dificuldades de aprendizagem
Title Alternative: From action to reflective thinking : the request for the environment and the construction of the logical-mathematical structures of children with learning difficulties
Author: Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza, 1984-
Advisor: Arantes, Valério José, 1949-
Abstract: Resumo: Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. Pesquisas recentes têm evidenciado a utilização, cada vez mais frequente, de medicamentos por crianças que possuem dificuldades de aprender conteúdos ensinados na escola. Considerando esse contexto, esta investigação, fundamentada na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget ¿ as quais explicam a psicogênese da inteligência a partir das ações que o sujeito realiza sobre o objeto de conhecimento ¿ trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interventiva, com grupo experimental único e não homogêneo. O objetivo principal deste estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção psicopedagógica no desenvolvimento das estruturas operatórias e das noções de multiplicação e múltiplo comum em crianças que apresentaram desempenho insuficiente na aprendizagem de conteúdos escolares. A primeira etapa da investigação consistiu em avaliar, por meio dos três conjuntos de instrumentos, quais as estruturas cognitivas que os sujeitos possuem, bem como se apresentam no comportamento as noções de Multiplicação e de Múltiplo Comum. Para isso, no Pré-teste, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório, a Prova da noção de Multiplicação e a Prova da noção de Múltiplo Comum, correspondente à abstração reflexiva das relações lógico-aritméticas. A amostra foi composta por 06 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 07 a 11 anos, frequentando entre o 3° e o 6° ano de ensino fundamental. Três desses estudantes faziam uso regular de medicação, à base de metilfenidato, e os demais não. Além dos dados coletados com os estudantes, foram realizadas entrevistas clínicas semiestruturadas com seus responsáveis legais. Na segunda etapa da investigação, foi estruturado um programa de intervenções psicopedagógicas, fundamentado no processo de solicitação do meio, com jogos e atividades, em 40 sessões individuais entre agosto de 2018 e agosto de 2019. Por fim, a última etapa executada consistiu no Pós-teste realizado com as mesmas Provas de Diagnóstico utilizadas na primeira etapa da pesquisa. Os resultados desta investigação, alicerçados no Método Clínico-Crítico, permitiram comprovar: a existência de um atraso no desenvolvimento das estruturas operatórias e das noções de multiplicação e de múltiplo comum das crianças que constituíram a amostra estudada; que as oportunidades de ação e reflexão oferecidas aos estudantes, durante a escolarização, não foram suficientes para o desenvolvimento cognitivo deles no seu devido tempo; que esse atraso na construção da inteligência pode ser superado e uma das maneiras pelas quais isso pode ser feito é através de um programa de intervenção psicopedagógica, fundamentado no processo de solicitação do meio; que o trabalho, sistematizado com jogos e atividades, favorece a construção das estruturas lógicas elementares, das noções de multiplicação e de múltiplo comum de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares. Este estudo pretende servir a uma melhor compreensão dessa realidade, com a finalidade de contribuir para que não apenas se entenda mais sobre o fenômeno estudado, mas também se possa oferecer, aos demais educadores, psicopedagogos e cientistas, uma possibilidade para ampliação de pesquisas nessa área

Abstract: Countless children and adolescents, under the most diverse diagnoses and medications, are referred by educators, psychiatrists and psychologists to psychopedagogical assistance daily. Many recent researches have shown the use, more and more frequently, of medicines by children who have difficulties to learn contents taught in school. Considering this context, this investigation, based on the theoretical perspective of Genetic Epistemology and Psychology by Jean Piaget ¿ which explains the psychogenesis of intelligence based on the actions that the subject performs on the object of knowledge ¿ is a qualitative research of an interventional nature, with a single and inhomogeneous experimental group. The main objective of this study was to evaluate the effects of a psychopedagogical intervention on the development of the operative structures and the notions of multiplication and common multiple in children who presented insufficient performance in learning school content. The first stage of the investigation consisted of evaluating, through the three sets of instruments, which cognitive structures the subjects have, as well as the notions of Multiplication and Common Multiple being present in behavior. For this, in the Pre-test, Piagetian tests of Diagnosis of Operative Behavior, the Proof of the notion of Multiplication and the Proof of the notion of Common Multiple, corresponding to the reflexive abstraction of the logical-arithmetic relations, were used. The sample consisted of 06 students of both sexes, aged 7 to 11 years old, attending between the 3rd and 6th grades of elementary school. Three of these students regularly used medication, based on methylphenidate, and the rest did not. In addition to the data collected from the students, semi-structured clinical interviews were conducted with their legal guardians. In the second stage of the investigation, a program of psychopedagogical interventions was structured, based on the process of requesting the environment, with games and activities, in 40 individual sessions between August 2018 and August 2019. Finally, the last step performed consisted of the Post-test performed with the same Diagnostic Tests used in the first stage of the research. The results of this investigation, based on the Clinical-Critical Method, allowed to prove: the existence of a delay in the development of the operative structures and of the notions of multiplication and common multiple of the children that constituted the studied sample; that the opportunities for action and reflection offered to students during schooling were not sufficient for their cognitive development in due time; that this delay in the construction of intelligence can be overcome and one of the ways in which this can be done is through a psychopedagogical intervention program, based on the process of requesting the environment; that work, systematized with games and activities, favors the construction of elementary logical structures, the notions of multiplication and the common multiple of children who have learning difficulties in school content. This study aims to serve a greater understanding of this reality, with the purpose of contributing so that not only is more understood about the studied phenomenon, but also can be offered, to the other educators, psychopedagogues and scientists, a possibility for expansion of research in this area
Subject: Medicalização
Dificuldade de aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Intervenção pedagogica
Psicopedagogia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARVALHO, Leonardo Crevelário de Souza. Da ação à reflexão: a solicitação do meio e a construção das estruturas lógico-matemáticas de crianças com dificuldades de aprendizagem. 2020. 1 recurso online ( 187 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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