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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampBernardini, Sidney Piochi-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleRedes e polos: um olhar sobre a infraestrutura territorial no estado de São Paulo na primeira repúblicapt_BR
dc.title.alternativeNetworks and poles: a view of the territorial infrastructures in the state of São Paulo during the first republicpt_BR
dc.contributor.authorBernardini, Sidney Piochi-
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectCidades e vilaspt_BR
dc.subject.otherlanguageUrbanizationpt_BR
dc.subject.otherlanguageCities and townspt_BR
dc.description.abstractA constituição de uma rede urbana em São Paulo, com origem no período colonial a partir da fundação de algumas vilas e cidades, consolidou-se já na Primeira República com o desenvolvimento da economia agroexportadora do café e o estabelecimento de uma rede de infraestrutura territorial que promoveu maior articulação entre as diversas localidades do Estado de São Paulo. A análise sobre a estruturação do território paulista observada pela literatura que tratou da formação dos primeiros núcleos urbanos e da dinâmica promovida pela base econômica do café aponta para uma posição de centralidade da vila de São Paulo, condicionante para o seu desenvolvimento posterior. Com a atuação da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, criada em 1892 pelo governo estadual republicano, um conjunto de políticas territoriais foi implementado, estabelecendo-se algumas bases para a configuração da rede urbana paulista atual, contribuindo, de um lado, para uma posição de maior centralidade de alguns polos (São Paulo, Santos e Campinas) e, de outro, para a criação de uma rede de cidades nas frentes expansionistas do oeste paulistapt_BR
dc.relation.ispartofOculum Ensaios: revista de arquitetura e urbanismopt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherPontificia Universidade Catolica de Campinas - Faculdade de Arquitectura e Urbanismopt_BR
dc.date.issued2015-
dc.date.monthofcirculationJulypt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume12pt_BR
dc.description.issuenumber5pt_BR
dc.description.firstpage297pt_BR
dc.description.lastpage309pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.identifier.issn1519-7727pt_BR
dc.identifier.eissn2318-0919pt_BR
dc.identifier.doi10.24220/2318-0919v12n2a2491pt_BR
dc.identifier.urlhttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum/article/view/2491pt_BR
dc.date.available2020-09-23T15:58:27Z-
dc.date.accessioned2020-09-23T15:58:27Z-
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/349801-
dc.contributor.departmentDepartamento de Arquitetura e Construçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.description.abstractalternativeThe constitution of an urban network in São Paulo, with its origins in the colonial period with the establishment of a few colonial villages and towns, became consolidated in the First Brazilian Republic. The development of the coffee export business and the establishment of a territorial infrastructure network promoted greater articulation between the many locations in the state. The analysis on the territorial structuring of São Paulo observed in the literature that deals with the development of the first urban settlements and the dynamics of the coffee business suggests the central position of colonial São Paulo town. The Secretaria de Agricultura, Comercio e Obras Públicas, established in 1892 by the state republican government, developed a set of territorial policies. These policies established a new development platform for the present urban network in São Paulo and contributed, on one hand, to the greater centrality position of some centers (São Paulo, Santos and Campinas) and, on the other, to the expansion of the network of cities to the western area of the statept_BR
dc.subject.keywordSão Paulopt_BR
dc.subject.keywordPrimeira Republica - Brasilpt_BR
dc.identifier.source102422023180919v12n2a2491pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-6264-9070pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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