Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/349653
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação de resultados de um curso compacto de Análise do Comportamento Aplicada Sobre Transtornos do Espectro Autista para profissionais da saúde e educação
Title Alternative: Outcome assesement of a compact Apllied Behavior Analysis course on Autism Espectrum Disorder to heath and educacion professionals
Author: Checchia, Maísa Novaes Portella, 1988-
Advisor: Dalgalarrondo, Paulo, 1960-
Abstract: Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo-TEA constitui um grupo heterogêneo de transtornos abrangentes do desenvolvimento da criança, caracterizado por alterações presentes desde idades precoces e que se manifesta com prejuízos marcantes no desenvolvimento da comunicação, linguagem, comportamento e relação interpessoal. A Análise Aplicada do Comportamento 5 (AppliedBehaviorAnalysis - ABA) é considerada uma das principais formas de tratamento de pessoas com TEA, com evidencias de sua eficácia para esses transtornos. O objetivo do presente trabalho foi a avaliação da aplicabilidade, aceitação e eficácia de uma capacitação breve de 10 aulas sobre TEA e ABA nesse transtorno. Cem profissionais das áreas de saúde e educação realizaram a intervenção. Resultados positivos em relação à aceitação e bom impacto subjetivo da intervenção foram observados. Entretanto, objetivamente os conhecimentos sobre TEA e ABA foram relativamente muito modestos. Possivelmente intervenções breves em profissionais sem formação específica e consolidada, apesar de boa aceitação, são insuficientes para uma capacitação adequada nesta área

Abstract: Autism Spectrum Disorder-ASD form anheterogeneous group of pervasive neurodevelopment disorders, marked by early problems in the development of speech, linguistic, behavior and interpersonal capacities. Applied Behavior Analysis ¿ ABA is considered one of the evidence-based intervention in ASD. The objective of the present dissertation is to evaluate the applicability, acceptance and efficacy of a brief (10 classes) intervention teaching ASD and ABA for mental health and education workers. Hundred professionals (psychologists, education and other) received the intervention. The brief intervention was well accepted giving to the group a feeling of learning. Nevertheless, though objective testing the knowledge acquired regarding ASD and ABA was considerably low. Brief interventions may be well accepted but, in our context, may be insufficient for professionals in order to address efficiently children and adolescents with ASD
Subject: Transtorno do espectro autista
Análise do comportamento aplicada
Treinamento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CHECCHIA, Maísa Novaes Portella. Avaliação de resultados de um curso compacto de Análise do Comportamento Aplicada Sobre Transtornos do Espectro Autista para profissionais da saúde e educação. 2020. 1 recurso online ( 131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Checchia_MaisaNovaesPortella_M.pdf18.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.