Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/348373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Hugo Enrique Hernandez Figueroa, Marli de Freitas Gomes Hernandezpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 113 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleExtensão da educação não-formal ao ensino tecnológico e sua aplicação na capacitação de comunidades de baixa renda no uso da tecnologia fotovoltaicapt_BR
dc.title.alternativeExtension of non-formal education to technological education and its application in to training low income communities in the use of photovoltaic technologypt_BR
dc.contributor.authorFabri Junior, Luiz Ariovaldo, 1983-pt_BR
dc.contributor.advisorHernández-Figueroa, Hugo Enrique, 1959-pt_BR
dc.contributor.coadvisorHernandez, Marli de Freitas Gomes, 1959-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subjectSistemas de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectEnergia renovávelpt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectEducação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)pt_BR
dc.subject.otherlanguagePhotovoltaic power systemen
dc.subject.otherlanguageRenewable energyen
dc.subject.otherlanguageNon-formal educationen
dc.subject.otherlanguageTechnology transferen
dc.subject.otherlanguageSTEM Educationen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem o propósito de discutir e estender o conceito de Educação Não Formal ao ensino tecnológico, em particular à Engenharia Elétrica, e aplicá-lo a grupos constituídos de educandos de faixas etárias variadas e formação formal heterogênea. O estudo de caso aqui analisado trata da capacitação de moradores de comunidades sem acesso à rede elétrica, na instalação e manutenção de sistemas de micro-geração distribuída em energia solar fotovoltaica off-grid. A Educação Não-Formal surge como uma alternativa promissora para propor estratégias de intervenções educativas junto a comunidades específicas. O desenvolvimento apresentado aborda um campo de pesquisa relativamente pouco explorado pelas Engenharias como forma de ensino de novas tecnologiaspt
dc.description.abstractAbstract: This work aims to discuss and extend the Non-formal Education Concept to the technological education, particularly to Electrical Engineering applied to learners of varying age groups and heterogeneous pedagogical qualification. The case study analyzed here deals with the qualification of communities¿ residents without access to the electricity grid for the implementation and maintenance of distributed microgeneration systems in off-grid photovoltaic solar energy. Non-Formal Education emerges as a promising alternative to propose strategies for educational interventions with specific communities. The presented development addresses a relatively unexplored field of Engineering research as a way of teaching new technologiesen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationFABRI JUNIOR, Luiz Ariovaldo. Extensão da educação não-formal ao ensino tecnológico e sua aplicação na capacitação de comunidades de baixa renda no uso da tecnologia fotovoltaica. 2020. 1 recurso online ( 113 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTelecomunicações e Telemáticapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Engenharia Elétricapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameUrsini, Edson Luizpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBravo Roger, Leonardo Lorenzopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAmstalden, Julio Cesar Ferrazpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Vlademir Faziopt_BR
dc.date.defense2020-03-17T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber88882.329435/2019-01pt_BR
dc.date.available2020-08-31T17:00:15Z-
dc.date.accessioned2020-08-31T17:00:15Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-31T17:00:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabriJunior_LuizAriovaldo_D.pdf: 4466449 bytes, checksum: 96f7dd857159158f3f532210b5c519a4 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/348373-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
FabriJunior_LuizAriovaldo_D.pdf4.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.