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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Processos performativos em 6 "Encores" de Luciano Berio
Title Alternative: Construction of the performance by Luciano Berio's 6 Encores
Author: Beltrão, Anderson Ferreira, 1992
Advisor: Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
Abstract: Resumo: A presente dissertação trata das 6 Encores para piano de Luciano Berio, partindo dos fatos que permearam sua criação até a construção de sua performance por este autor. Inicia com um breve panorama biográfico do compositor, com informações contextuais sobre seus ambientes criativos, fases composicionais, estímulos e influências que contribuíram para a conformação de sua personalidade compositiva. Tangenciamos seu estudo e relação à voz, objeto que desencadeou todo seu pensamento compositivo, seguido da sua relação intérprete-instrumento. Para tanto, foram tomados como referência autores como Rossana Dalmonte (1988), Osmond- Smith (1991) e Enzo Restagno (1995) traduzido por Flo Menezes (2015). No primeiro capítulo tratamos de aspectos da escritura pianística das 6 Encores, destacando as distintas e particulares características de cada uma das seis peças que constituem a série. No segundo capítulo, articulamos a construção performativa das obras com a pesquisa-ação. Reconhecendo problemas e suas origens, apresentamos hipóteses de soluções e ações efetuadas. A avaliação dos resultados obtidos toma como base ferramentas do Note Grouping idealizadas por Thurmond (1999), de memorização propostas por Barbacci (2013), e preceitos técnicos empíricos do autor desta dissertação, produzidos pelo ciclo da pesquisa-ação tal qual descrito por Tripp (2005). Como anexos à dissertação incluímos a partitura das 6 Encores editada pela Universal Edition

Abstract: The present dissertation deals with Luciano Berio's 6 piano Encores, based on facts that permeated its creation until the construction of the performance by this author. It begins with a brief biographical panorama of the composer, with contextual information about his creative environments, compositional phases, stimuli and influences that contributed to the shaping of his compositional personality. His study of and relation to the human voice which influenced his compositional process is also approached followed by his interpreter/instrument relation as well. For this, we use as reference authors such as Rossana Dalmonte (1988), Osmond-Smith (1991) and Enzo Restagno (1995) translated by Flo Menezes (2015). Chapter I deals with aspects of the piano writing of the 6 Encores, highlighting the distinct and particular characteristics of each of the six pieces that make up the series. In Chapter II, we articulate the performative construction of the works with Action Research. Recognizing problems and their origins, we present possible solutions and actions taken. The evaluation of the results obtained is based on tools from the Note Grouping by Thurmond (1999), of memorization proposed by Barbacci (2013), and empirical technical precepts of the author of this dissertation, produced by the cycle of action research as described by Tripp (2005). This dissertation also includes the score of the 6 Encores edited by Universal Edit
Subject: Berio, Luciano, 1925-2003
Pesquisa-ação
Piano - Execução
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BELTRÃO, Anderson Ferreira. Processos performativos em 6 "Encores" de Luciano Berio. 2019. 1 recurso online (101 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/348052. Acesso em: 26 Aug. 2020.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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