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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Simulação computacional de um avião agrícola não tripulado de pulverização
Title Alternative: Computational simulation of an unmanned agricultural spray aircraft
Author: Silva, João Carlos Teles Ribeiro da, 1985-
Advisor: Ismail, Kamal Abdel Radi, 1940-
Abstract: Resumo: Este trabalho visou o projeto aerodinâmico de um veículo aéreo não tripulado de pulverização agrícola. Para tanto, utilizou-se o método da malha de vórtices para se calcular o coeficiente de sustentação e o coeficiente de arrasto induzido da asa e cauda, juntamente com o método dos painéis para se calcular os mesmos coeficientes para a fuselagem. A partir desses coeficientes, foram determinados os parâmetros de projeto da aeronave, como eficiência aerodinâmica máxima, carregamento da asa, fator de eficiência de Oswald, coeficiente de arrasto de sustentação zero, razão máxima de empuxo pelo peso, razão máxima de subida, razão de área molhada pela superfície de referência e fator de carga máximo. Após uma série de iterações em um algoritmo computacional, traçou-se a geometria da aeronave, determinando, assim, os seus parâmetros de desempenho, como alcance, autonomia, teto absoluto, teto de serviço, velocidade de estol e velocidade máxima. Contudo, definiu-se que a aeronave deve operar em uma área quadrática de um hectare. O resultado da simulação computacional permitiu identificar uma aeronave adequada a sua aplicação quanto aos quesitos de seu desempenho visando segurança e confiabilidade de sua concepção aerodinâmica

Abstract: This work aimed the unmanned aerial vehicle aerodynamic design for agricultural pulverization. The vortex lattice method was used to calculate the lift coefficient and the drag coefficient of the wing and tail, the panel method was applied to calculate the same coefficients for the fuselage. So, the aircraft design parameters were determined, such as maximum aerodynamic efficiency, wing loading, Oswald efficiency factor, drag coefficient of zero lift, maximum thrust by weight ratio, maximum rate of climb, and other ones. After a series of iterations in a computational algorithm, the geometry of the aircraft was traced, thus determining its performance parameters. However, it was defined that the aircraft should operate in a quadratic area of one hectare. The results of computational simulation showed an aircraft adequate to its application in terms of its performance and aiming safety and reliability of its design
Subject: Aerodinâmica
Aeronaves não tripuladas
Agrotóxicos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, João Carlos Teles Ribeiro da. Simulação computacional de um avião agrícola não tripulado de pulverização. 2019. 1 recurso online ( 203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/347737. Acesso em: 1 Mar. 2021.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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