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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Guidelines for insertion of sustainability in engineering education in Brazil : Diretrizes para inserção da sustentabilidade no ensino de engenharia no Brasil
Title Alternative: Diretrizes para inserção da sustentabilidade no ensino de engenharia no Brasil
Author: Rampasso, Izabela Simon, 1993-
Advisor: Anholon, Rosley, 1979-
Abstract: Resumo: Esta tese teve como principal objetivo estabelecer diretrizes para aumentar o debate sobre a inserção da sustentabilidade no ensino de engenharia no Brasil. Para atingir este objetivo, três fases foram conduzidas. Na primeira fase, buscou-se compreender como as dificuldades associadas à inclusão da sustentabilidade no ensino de engenharia estão relacionadas, a partir da opinião de professores de engenharia. Na segunda fase, analisou-se a percepção de alunos de engenharia em relação aos principais desafios observados na educação para o desenvolvimento sustentável nos cursos de engenharia de instituições brasileiras. Na terceira fase, avaliou-se a percepção de alunos em relação à sustentabilidade, focando em alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação de duas universidades brasileiras. Na primeira etapa da pesquisa, foi possível constatar que dificuldades no planejamento da inserção da sustentabilidade no ensino de engenharia afetam diretamente as dificuldades observadas na prática didática. Em relação à segunda etapa, constatou-se que os alunos de engenharia envolvidos em projetos sociais consideraram os desafios: "Questões sustentáveis são debatidas apenas em disciplinas específicas de forma limitada"; "Dificuldade para integrar disciplinas para o ensino amplo da sustentabilidade"; "Falta de exemplos práticos e reais de como a sustentabilidade pode ser incorporada no contexto específico do curso"; e "Atividades e exemplos apresentados focam exclusivamente em questões ambientais" como os principais desafios que seus cursos enfrentam para realizar esta inserção. Os resultados da terceira etapa evidenciaram como os alunos dos cursos analisados entendem a sustentabilidade. Como principal limitação, destaca-se o caráter exploratório da presente pesquisa, com resultados e conclusões válidos para as amostras utilizadas. Ressalta-se, entretanto, a contribuição para a literatura, tendo em vista a necessidade de maiores discussões a respeito do ensino de engenharia para o desenvolvimento sustentável. Além disso, a qualidade das técnicas estatísticas utilizadas (Modelagem de Equações Estruturais e TOPSIS) também deve ser destacada. Os resultados desta pesquisa podem ser utilizados por coordenadores de cursos de engenharia, para avaliar as iniciativas de inserção da sustentabilidade em seus cursos; bem como por pesquisadores, como ponto de partida para futuras pesquisas. Como pesquisa futura, aponta-se o desenvolvimento de um modelo que oriente a inserção da sustentabilidade no ensino de engenharia

Abstract: This PhD thesis aimed to propose guidelines to increase the debates regarding the insertion of sustainability in engineering education in Brazil. To achieve this goal, three phases were conducted. In the first phase, it was sought to understand how the difficulties associated with the inclusion of sustainability in engineering teaching are related, based on the opinion of engineering lecturers. In the second phase, it was analyzed the perception of engineering students regarding the main challenges observed in education for sustainable development in engineering courses of Brazilian institutions. In the third phase, the students¿ perception regarding sustainability was evaluated, focusing on students of Mechanical Engineering and Automation and Control Engineering of two Brazilian universities. In the first stage of the research, it was possible to verify that difficulties in the planning of the insertion of sustainability in engineering education directly affect the difficulties observed in didactic practice. In relation to the second stage, it was verified that the engineering students involved in social projects considered the challenges: "Sustainable issues are debated only in specific disciplines in a limited extent"; "Difficulty to integrate disciplines for the broad teaching of sustainability"; "Lack of practical and real examples of how sustainability can be embedded in the specific context of the course"; and "Activities and examples presented focus exclusively on environmental issues" as the main challenges that their courses face in order to carry out this insertion. The results of the third stage showed how the students of the analyzed courses understand sustainability. As a main limitation, the exploratory character of the present research stands out, with results and conclusions valid for the samples used. However, the contribution to the literature is emphasized, considering the need for greater discussions about engineering education for sustainable development. In addition, the quality of the statistical techniques used (Structural Equations Modeling and TOPSIS) should also be highlighted. The results of this research can be used by coordinators of engineering courses to evaluate the initiatives of sustainability insertion in their courses; as well as by researchers, as a starting point for future research. As future research, it is proposed the development of a model to guide the insertion of sustainability in engineering education.
Subject: Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Engenharia
Language: Multilíngua
Editor: [s.n.]
Citation: RAMPASSO, Izabela Simon. Guidelines for insertion of sustainability in engineering education in Brazil : Diretrizes para inserção da sustentabilidade no ensino de engenharia no Brasil . 2019. 1 recurso online ( 95 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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