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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Corpografias originárias : processo de imersão poética intercultural
Title Alternative: Original corpographies : intercultural poetic immersion process
Author: Avila, Carla Cristina Oliveira de, 1975-
Advisor: Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Abstract: Resumo: Os pensamentos e moveres desta tese são presentificados por uma imersão poética intercultural, a qual chamaremos, assim como os povos Guarani e Kaiowá chamam, de "oguata", o caminhar. Ao nos deslocarmos por entre territórios e "Entrelugares" é semeada a pesquisa-experiência-processo, e esta se faz brotar atravessada pelas culturas ameríndias e, por sua vez, pelas imagens corporais, e pela criação de corpos/bonecos produzidos por discentes de povos originários em dois módulos incutidos em um semestre da disciplina "Arte na educação escolar indígena" do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tekoarandu, Faculdade Intercultural Indígena ¿ FAIND, da Universidade Federal da Grande Dourados ¿ UFGD, MS. Todo esse caminhar, concepção, realização e efetivação da pesquisa se deu entre 2016 a 2019. A partir de encontro com artistas, educadores, lideranças indígenas, artesãs, pesquisadores e comunidades ameríndias, além de professores indígenas, buscamos também encontros e amparos reflexivos-teóricos para a investigação em artistas-educadores, filósofos, lideranças indígenas, antropólogos entre outros por meio das "Imersões poéticas" (Strazzacappa, 2014); "Alianças Afetivas" (Krenak, 2016); "Corpo e Ancestralidade" (Santos, 2006),"Epistemologias do Sul" (Santos, 2009) "Materiais e Materialidades" (Ingold, 2011) e "Manualidades para a educação" (Veiga, 2015). Desses encontros surgiram inúmeras inquietações que fizeram brotar desejos e várias perguntas geradoras para a pesquisa; o que mora no gesto de criação de um corpo/boneco indígena e não indígena? Como se dá a criação de sentidos interculturais por meio desse processo criativo do corpo/boneco? Qual o papel das Artes e Manualidades para a formação de professores em arte educação indígena? Neste contexto originário é possível, por meio da Arte e Manualidades, produzir conhecimento (de)colonial refletidos em materiais didáticos? Após essa jornada de vivência com os corpos/bonecos criados pelos discentes indígenas, a arte transbordou em telas de pinturas com tintas tradicionais e pigmentos naturais, tal acervo transformou-se em uma Exposição que pôde trazer à tona inúmeras narrativas ancestrais de saberes e (re)existências (de)coloniais, desdobrando-se para possibilidades artístico-pedagógicas para o universo escolar indígena. Nos rastros gerados pela pesquisa criamos inúmeras imagens poéticas, éticas e estéticas, corpos fragmentos da própria história, tanto da beleza de suas narrativas até de exclusão social e de coragem desses povos no forjar de suas comunidades e de uma educação escolar indígena em que os mesmos sejam protagonistas

Abstract: The thoughts and motions of this thesis are presented by an intercultural poetic immersion, which we will call as the Guarani and Kaiowá peoples "oguata", the walk. As we move between territories and "Interlaces", the research-experience-process is sown, and this is sprouted through the Amerindian cultures, the body images, and the creation of bodies/puppets produced by indigenous students, in two modules of a semester of the discipline "Art in indigenous school education" of the Tekoarandu Indigenous Intercultural Degree course, Indigenous Intercultural College, FAIND, of the Federal University of Grande Dourados - UFGD, MS. All this walking, conception, accomplishment and execution of the research took place between 2016 and 2019. From meetings with artists, educators, indigenous leaders, artisans, researchers, Amerindian communities and indigenous teachers, we also seek reflective-theoretical encounters and supports for this research on artists-educators, philosophers, indigenous leaders, anthropologists and others through the "Poetic Immersions"(Strazzacappa 2014); "Affective Alliances" (Krenak 2016); "Body and Ancestry" (Santos 2006), "Epistemologies of the South" (Santos 2009) "Materials and Materialities" (Ingold 2011) and "Manualities for Education" (Veiga 2015). From these meetings emerged innumerable questions for the research; What lives in the gesture of creating an indigenous and non-indigenous body/puppet? How does the creation of intercultural meanings happens through this creative process of the body/puppet? What is the role of Arts and Manualities for teacher¿s training in indigenous art education? In this original context, is it possible to produce (de)colonial knowledge reflected in didactic materials through Art and Manualities? After this experience with the bodies/puppets, art, created by indigenous students, overflowed in canvas paintings with traditional inks and natural pigments. Such a collection became an Exhibition that was able to bring up numerous ancestral narratives of knowledge and (de)colonial (re)existences unfolding to artistic-pedagogical possibilities for the indigenous school universe. In the tracks generated by this research we created countless poetic, ethical and aesthetic images, fragments bodies of their own history, the beauty of their narratives, the social exclusion and the courage of these people in forging their communities and an indigenous school education where they are the protagonists
Subject: Corpo como suporte da arte
Decolonização
Índios - Educação
Licenciatura
Formação de professores
Estética
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: AVILA, Carla Cristina Oliveira de. Corpografias originárias: processo de imersão poética intercultural . 2020. 1 recurso online ( 265 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/347718. Acesso em: 21 Aug. 2020.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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