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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampSilva, Dirceu da-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleInteratividade: Fator a aumentar a memorizaçãopt_BR
dc.title.alternativeInteractivity: A factor to increase memorizationpt_BR
dc.contributor.authorRossi, George Bedinelli-
dc.contributor.authorLiveri, Fernanda-
dc.contributor.authorSilva, Dirceu Da-
dc.contributor.authorGarcia, Mauro Neves-
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subject.otherlanguageInteractivitypt_BR
dc.subject.otherlanguageInternetpt_BR
dc.description.abstractEstima-se que, atualmente, 29% da população mundial e 38% da brasileira usem a Internet, evidenciando, assim, sua importância no cotidiano das pessoas em âmbito mundial e nacional. Considerando a Internet como meio de comunicação, esta pesquisa investiga a influência da interatividade como fator a aumentar memorização aos sites na Internet.Segundo a literatura os fatores multicaminhos, imediatismo e contingente aumentam a interatividade e sites que fornecem um ou mais desses fatores influenciam a memorização. Para melhor compreensão da situação-problema, identificação das pistas e elaboração das hipóteses, foram realizadas 20 entrevistas pessoais em profundidade.Em seguida, por meio de levantamento, fez-se uma pesquisa quantitativa exploratória com 300 entrevistados. As hipóteses foram testadas por meio do Qui-quadrado e por análise de agrupamentos hierárquicos e não-hierárquicos. Os resultados da pesquisa, para a amostra usada, indicam que, quanto menor for o número de pistas de um site, maior será a memorização e o acesso, ou visitação, ao site. A contribuição teórica desta investigação é que os sites que oferecem menos pistas são mais interativos, tornando-se mais lembrados.A implicação gerencial é que sites com claro posicionamento e com poucas quantidades de informações, ou pistas, tendem a ser mais lembrados e acessados pelos internautas.pt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de gestão de negóciospt_BR
dc.publisher.citySão Paulopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP)pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.date.monthofcirculationjan./mar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume14pt_BR
dc.description.issuenumber42pt_BR
dc.description.firstpage59pt_BR
dc.description.lastpage77pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceScopuspt_BR
dc.identifier.issn1806-4892pt_BR
dc.identifier.eissn1983-0807pt_BR
dc.identifier.doi10.7819/rbgn.v14i42.842pt_BR
dc.identifier.urlhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/842pt_BR
dc.date.available2020-08-18T14:02:52Z-
dc.date.accessioned2020-08-18T14:02:52Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2020-08-18T14:02:52Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-01-04T15:13:27Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-84860201507.pdf: 682492 bytes, checksum: d8e7efd526565bb96668fc3326d8efee (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/347568-
dc.contributor.departmentDepartamento de Ensino e Práticas Culturaispt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractalternativeToday, approximately 29% of the world population use the Internet, against 38% in Brazil, which shows its importance in people’s routine not only in Brazil, but also worldwide. Being the Internet a communication media, this research evaluates the influence of Interactivity as a factor to increase memorization of Internet sites. According to literature, multiway, immediacy and contingency factors increase Interactivity and sites that provide one or more of these factors influence memorization. 20 in-depth personal interviews were conducted to improve the understanding the issue, to identify leads and elaborate our hypothesis, followed by a quantitative survey of 300 people. Hypotheses were tested using Chi-square and a hierarchical and non-hierarchical cluster analysis. Results showed that the smaller the number of leads of a specific website, the larger are its memorization and access. The theoretical contribution of this investigation is that websites that offer fewer leads are more interactive, which causes them to be remembered. The managerial implication is that websites with a clear position and a small quantity of information or leads tend to be more remembered and accessed by internet users.pt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-84860201507pt_BR
dc.creator.orcid0000-0003-3267-511Xpt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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