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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampAmorim, Fernando Rodrigues de-
dc.contributor.authorunicampOspina Patino, Marco Tulio-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleSustentabilidade e extensão no ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeSustainability and extension in Brazil educationpt_BR
dc.contributor.authorCalaça, Vanessa Maria Pereira-
dc.contributor.authorAmorim, Fernando Rodrigues de-
dc.contributor.authorBertazzo, Cláudio José-
dc.contributor.authorPatino, Marco Tulio Ospina-
dc.contributor.authorMarim, Marcia Maria Bento-
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherlanguageSustainabilitypt_BR
dc.subject.otherlanguageElementary schoolpt_BR
dc.description.abstractEste trabalho registra as situações de aprendizagem e atividades extensionistas desenvolvidas junto à comunidade escolar do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente-CAIC – São Francisco na cidade de Catalão – GO. O projeto extensionista de Educação Ambiental abrangeu três turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo discentes, professores e coordenadores pedagógicos. Utilizando-se de aulas dialogadas, palestras, problematizações e oficinas, orientadas pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação e pela perspectiva pedagógica da ecopedagogia, procurou-se sensibilizar alunos e a comunidade escolar sobre a responsabilidade que se deve ter para o destino final do lixo seco e do lixo orgânico. Ainda, procurou-se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e instrumentalizar este grupo de pessoas para agirem como agentes ecológicos. O resultado apontou para a importância da atuação de universitários na extensão em escolas e organizações sociais para a conscientização e mobilização de conhecimentos a respeito da preservação socioambiental.pt_BR
dc.relation.ispartofCiências sociais aplicadas em revistapt_BR
dc.publisher.cityMarechal Cândido Rondon, PRpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
dc.date.issued2016-
dc.date.monthofcirculationjul./dez.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume16pt_BR
dc.description.issuenumber31pt_BR
dc.description.firstpage170pt_BR
dc.description.lastpage180pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.identifier.issn1679-348Xpt_BR
dc.identifier.eissn1982-3037pt_BR
dc.identifier.urlhttp://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15782pt_BR
dc.date.available2020-08-13T19:27:49Z-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:27:49Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2020-08-13T19:27:49Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-01-11T13:06:23Z : No. of bitstreams: 1 15782.pdf: 643573 bytes, checksum: 59c70ee36ce212e73a3743707b485fd7 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/347353-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia Agrícolapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia Agrícolapt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper reports the learning situations and extension activities undertaken by the school community’s Center of integral Care for Children and Adolescente – CAIC – San Francisco in the city of Catalão – GO. The university Extension project of environmental education included three groups of 4 th an 5 th year of elementary school, including students, teachers and coordinators. Using the dialogued classes, lectures, problematizations and workshops guided by methodological principles of action research and the pedagogical perspective of eco-pedagogy, he tried to sensitize students and the school community about the responsibility that should be taken to the final destination of the waste dry and organic waste. Still, he tried to raise awareness about the preservation of the environment and equip this group of people to act as ecological agents. The results pointed to the importance of university activity to the extent schools and social organizations to raise awareness and mobilization of knowledge regarding environmental preservation.pt_BR
dc.subject.keywordEducação socioambientalpt_BR
dc.subject.keywordExtensãopt_BR
dc.subject.keywordEcopedagogiapt_BR
dc.subject.keywordEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.keywordExtensionpt_BR
dc.subject.keywordEcopedagogypt_BR
dc.identifier.source15782pt_BR
dc.creator.orcid0000-0003-1618-6316pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-4285-7761pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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