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Type: Artigo
Title: Sustentabilidade e extensão no ensino fundamental I
Title Alternative: Sustainability and extension in Brazil education
Author: Calaça, Vanessa Maria Pereira
Amorim, Fernando Rodrigues de
Bertazzo, Cláudio José
Patino, Marco Tulio Ospina
Marim, Marcia Maria Bento
Abstract: Este trabalho registra as situações de aprendizagem e atividades extensionistas desenvolvidas junto à comunidade escolar do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente-CAIC – São Francisco na cidade de Catalão – GO. O projeto extensionista de Educação Ambiental abrangeu três turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo discentes, professores e coordenadores pedagógicos. Utilizando-se de aulas dialogadas, palestras, problematizações e oficinas, orientadas pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação e pela perspectiva pedagógica da ecopedagogia, procurou-se sensibilizar alunos e a comunidade escolar sobre a responsabilidade que se deve ter para o destino final do lixo seco e do lixo orgânico. Ainda, procurou-se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e instrumentalizar este grupo de pessoas para agirem como agentes ecológicos. O resultado apontou para a importância da atuação de universitários na extensão em escolas e organizações sociais para a conscientização e mobilização de conhecimentos a respeito da preservação socioambiental.
metadata.dc.description.abstractalternative: This paper reports the learning situations and extension activities undertaken by the school community’s Center of integral Care for Children and Adolescente – CAIC – San Francisco in the city of Catalão – GO. The university Extension project of environmental education included three groups of 4 th an 5 th year of elementary school, including students, teachers and coordinators. Using the dialogued classes, lectures, problematizations and workshops guided by methodological principles of action research and the pedagogical perspective of eco-pedagogy, he tried to sensitize students and the school community about the responsibility that should be taken to the final destination of the waste dry and organic waste. Still, he tried to raise awareness about the preservation of the environment and equip this group of people to act as ecological agents. The results pointed to the importance of university activity to the extent schools and social organizations to raise awareness and mobilization of knowledge regarding environmental preservation.
Subject: Ensino fundamental
Sustentabilidade
Country: Brasil
Editor: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Rights: Aberto
Address: http://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15782
Date Issue: 2016
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