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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: História da educação soviética : a transição como processo de aprendizagem
Title Alternative: History of soviet education : transition as a learning process
Author: Gonçalves, Leandro Sartori, 1991-
Advisor: Noronha, Olinda Maria, 1946-
Abstract: Resumo: A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um marco na história mundial, pois impactou decisivamente o século XX como alternaliva socialista de organização do modo de produção da existência. A maneira como essa experiência foi compreendida e analisada foi controverso e, por vezes, limitado. No âmbito da História da Esducação, os estudos brasileiros têm se circunscrito as produções dos anos iniciais, tendendo a enfatizar a produção os intelectuais e pedagogos de forma isolada e apontando que nestas obras estariam as teses mais arrojadas para a esquerda. Aos demais períodos da história e das produções sobre educação seria imputado tom negativo, desconsiderando os acontecimentos e apropriações da teoria revolucionária em suas condições concretas. Neste trabalho, estudamos a História da Educação Soviética em suas condições materiais com a economia, a política e a cultura, tomando suas relações internas e externas. Convém compreender o trabalho, a educação e a cultura na estruturação da transição socialista (BAMBIRRA, 1993). Assim, amplia-se as fontes utilizadas como objeto de estudo, considerando, para além dos escritos dos pedagogos, algumas legislações e documentos do Comissariado do povo para a Instrução Pública e registros iconográficos pontuais que permitam compreender a educação nos anos de 1920 e 1930 como processo de aprendizagem (LOSURDO, 2004; FERNANDES, 1984), seja para os próprios educadores soviéticos que precisaram (re)construir procedimentos educativos ao longo da transição socialista soviética, seja para a memória histórica e reflexão teórica dos movimentos progressistas que tomaram o comunismo como referência. Como traço de continuidade, percebeu-se que a educação socialista soviética dos anos mencionados foi permeada: pela articulação entre formação teórica e prática na escola, tendo por referência o trabalho produtivo; pela preocupação com a compreensão materialista histórica dos dilemas contemporâneos, de forma comprometida politicamente; e pela estruturação de cursos escolares, passando progressivamente a uma preocupação de sistematização de procedimentos e conteúdos dos cursos

Abstract: The Union of Soviet Socialist Republics (USSR) was a milestone in world history, as it decisively impacted the 20th century as a socialist alternative for organizing the way of production of existence. The way in which this experience was understood and analyzed was controversial and, at times, limited. Within the scope of the History of Education, Brazilian studies have circumscribed the productions of the early years, tending to emphasize the production of intellectuals and pedagogues in isolation and pointing out that these works would be the most daring theses to the left. A negative tone would be attributed to the other periods of history and productions on education, disregarding the events and appropriations of revolutionary theory in their concrete conditions. In this work, we study the History of Soviet Education in its material conditions with the economy, politics and culture, taking its internal and external relations. It is important to understand work, education and culture in structuring the socialist transition (BAMBIRRA, 1993). Thus, we expanded the sources used as an object of study, considering, in addition to the writings of the pedagogues, some laws and documents of the People's Commission for Public Education and specific iconographic records that would allow us to understand education in the 1920s and 1930s as a process of learning (LOSURDO, 2004; FERNANDES, 1984), either for the Soviet educators themselves who needed to (re) construct educational procedures throughout the Soviet socialist transition, or for the historical memory and theoretical reflection of the progressive movements that take communism as a reference . As a continuity trait, it was noticed that the Soviet socialist education of the years mentioned was permeated: by the articulation between theoretical and practical training at school, with reference to productive work; for the concern with the historical materialist understanding of contemporary dilemmas in a politically compromised way; and the structuring of school courses, progressively becoming concerned with the systematization of course procedures and content
Subject: Educação - União Soviética - História
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GONÇALVES, Leandro Sartori. História da educação soviética: a transição como processo de aprendizagem. 2020. 1 recurso online (327 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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