Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/347080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Helena JanKpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (91 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleIntroduction to the art of playing on the piano forte de Muzio Clementi : o dedilhado como ferramenta de transição à obtenção do toque legatopt_BR
dc.title.alternativeIntroduction to the art of playing on the piano forte by Muzio Clementi : the fingering as transition tool to obtain the legato touchpt_BR
dc.contributor.authorLegure Neto, Gildo, 1985-pt_BR
dc.contributor.advisorJank, Helena, 1939-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.subjectClementi, Muzio, 1752-1832pt_BR
dc.subjectPiano - Execuçãopt_BR
dc.subjectPiano - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectPiano - Métodospt_BR
dc.subject.otherlanguageClementi, Muzioen
dc.subject.otherlanguagePiano - Performanceen
dc.subject.otherlanguagePiano - Instruction and studyen
dc.subject.otherlanguagePiano - Methodsen
dc.description.abstractReseumo: Esta pesquisa aborda os aspectos referentes a questões de dedilhado na transição da técnica e linguagem cravística para a pianística, no método de Muzio Clementi: Introduction to the Art of playing on the Piano Forte que, para muitos estudiosos, é considerado a chave para a sistematização dos princípios técnicos da escola moderna de Piano. Anteriormente a Clementi, já se buscavam novas maneiras de dedilhar e novos tipos de toque ao teclado. Clementi é, entretanto, quem de fato sistematiza essas ideias em um tratado conciso, organizado em conformidade com a maioria dos tratados ingleses do século XVIII e XIX. Nessa sistematização, Clementi estabelece novos padrões para os dedilhados, que serão mantidos como sendo ideais à moderna técnica pianística, prevalecendo em sua maioria até os dias atuais, principalmente por seu potencial facilitador para o toque legato ao teclado. O método Introduction to the Art of playing on the Piano Forte revela-se fundamental para a pedagogia do Piano, resultando em muitos materiais que tratam especificamente da técnica do instrumento, pura e aplicada, servindo também como apoio às demais escolas que surgiram posteriormente a Clementi. Carl Czerny, considerado um dos grandes pedagogos do piano, foi um dos principais adeptos à escola de Clementipt
dc.description.abstractAbstract: This research approaches the aspects of the transition from the harpsichord to the piano technique, focusing particularly on the analysis of Muzio Clementi¿s Introduction to the Art of playing on the Piano Forte. This method is considered the key to the systematization of the technical principles to the modern piano playing. Prior to Clementi, new ways to approach and to produce the legato touch on the keyboard were already sought. Clementi, however, in fact organized these ideas in a concise system, according to most English methods of the eighteenth and nineteenth centuries. In this work, Clementi sets new patterns for the fingerings, held as ideals to modern piano technique, especially for its potential to favor the legato touch on the keyboard. Clementi¿s Introduction to the Art of playing on the Piano Forte is of fundamental value for the piano pedagogy, dealing with pure and applied technique on the instrument, also serving as support for modern piano teachers and students. Carl Czerny, one of the greatest piano teachers in music history was a convict adept to Clementi¿s technical propositionsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationLEGURE NETO, Gildo. Introduction to the art of playing on the piano forte de Muzio Clementi: o dedilhado como ferramenta de transição à obtenção do toque legato. 2017. 1 recurso online (91 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePraticas Interpretativaspt_BR
dc.description.degreenameMestre em Músicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCorvisier, Fátima Graça Monteiropt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMartin, Mauricy Matospt_BR
dc.date.defense2017-12-05T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2020-08-11T12:35:39Z-
dc.date.accessioned2020-08-11T12:35:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-11T12:35:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LegureNeto_Gildo_M.pdf: 6407363 bytes, checksum: 34447e8783a54f9f17ce7d366fa14fe3 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/347080-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
LegureNeto_Gildo_M.pdf6.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.