Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/347041
Type: Artigo
Title: “CHALLENGE LAB” – um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as engenharias
Author: Clemente, Arnaldo Ortiz
Rosario, João Mauricio
Abstract: Neste artigo é proposto um laboratório, com aplicação de um modelo pedagógico, que utilize como ferramenta “meio” a Robótica, ciência multidisciplinar que possibilita o desenvolvimento prático de habilidades e competências em múltiplos saberes. Os eixos pedagógicos serão: Aprendizado Baseado em Situação Problema; Aprendizado por Mediação e Ensino Hibrido. O objetivo desta proposta é criar um ambiente inovador que leve os Discentes e demais participantes, a desenvolverem soluções para desafios propostos, trabalhando desde o início de sua formação com a aplicação de ferramentas de gestão (processo, produto, projeto, qualidade e inovação), antecipando assim conhecimentos motivadores e motivacionais para seu desenvolvimento individual e coletivo, dando a verdadeira dimensão do papel do Engenheiro e sua atuação na sociedade. Busca-se aqui um processo de aprendizagem para as Engenharias com base na harmonia entre o conceito e a visualização das teorias em práticas prazerosas e desafiadoras, mediadas por ferramentas de gestão de projeto
Subject: Mediação
Ensino híbrido
Robótica
Country: Brasil
Editor: Instituto Federal da Paraíba
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.18265/1517-03062015v1n34p93-100
Address: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1370
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEM - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1018265151703062015v1n34p93100.pdf286.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.