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Type: Artigo
Title: Centros de serviços compartilhados das empresas multinacionais: localização e desafios culturais
Title Alternative: The shared services centers of the multinational companies: localization and cultural challenges
Author: Patino, Marco Túlio Ospina
Almeida, Glauco Pedro de
Paseto, Luísa Amélia
Abstract: Os desafios encontrados pelas empresas multinacionais na elaboração de seu planejamento estratégico em um mercado global cada vez mais competitivo exigem novas alternativas para se antecipar a concorrência, bem como investimentos e maximização do lucro por meio de ações específicas organizacionais. Nesse contexto a adoção do modelo de Centros de Serviços Compartilhados (SSCs, Shared Service Centers), permitiu identificar as atividades essenciais, centralizando suas atividades de suporte. Este trabalho analisa três Centros de Serviços Compartilhados instalados no Brasil; um do mercado de alimentos, e bebidas; o segundo do mercado de confeitos; e o terceiro da área farmacêutica. No primeiro momento o fator localização não representou demasiado impacto na redução dos custos, mas a constante evolução dos SSCs seus benefícios pela escala ou reengenharia dos processos, elevam a importância da localização geográfica maximizando a redução dos custos onde o fator mão-de-obra qualificada representa um diferencial de competitividade.
metadata.dc.description.abstractalternative: The challenges faced for Multinational Companies (MTNs) at elaboration and consolidation of their strategic planning, in a even more competitive global market, compel them to search for new alternatives to deal with this competitive environment, as well as, look for specific actions in structure and organizational development in order to increase investments and maximize profits. In this context, the MTNs adopt the model of the Shared Service Centers (SSCs) where, after identifying the essential activities, they centralize their activities of support. This work analyzes three SSCs installed in Brazil. The enterprise A acts in the food market, beverages; the enterprise B works at the sweet drops market; and the enterprise C acts in the pharmaceutical industry. Even tough, at the beginning the localization factor do not represents too much impact in terms of cost reduction, the SSCs constant evolution and the benefits from process scaling or re-engineering, increase the importance of the geographical localization to maximize cost reduction with the qualified hand labor factor being a competitive differential.
Subject: Empresas multinacionais
Serviços compartilhados (Administração)
Country: Brasil
Editor: FMU/Centro Universitário
Rights: Aberto
Address: http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/301
Date Issue: 2014
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