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Type: Artigo
Title: Empirical method for structural damage location using dynamic analysis
Title Alternative: Método empírico para localização de danos estruturais por meio de análise dinâmica
Author: Silva, R. L.
Trautwein, L. M.
Barbosa, C. S.
Almeida, L. C.
Siqueira, G. H.
Abstract: This paper presents the use of numerical model techniques for identification and damage location adopting the Modal Curvature Difference (MCD) method as reference for the analysis of a simply supported concrete structure. Then, an empirical formulation to detect damages in this structure is proposed. In this method, called Acceleration Summation Difference (ASD), the difference of acceleration amplitude between intact and damaged structures are calculated for concrete plates simply supported on rubber bearings. During the analyses, the finite element models were developed using SAP2000® software. The results obtained depicted that it is possible to determine the approximate position of one or more damages in the structure, with some restrictions, and the proposed ASD method presented good correlation to localize the position of single or multiple damages
metadata.dc.description.abstractalternative: Este trabalho apresenta a utilização e proposição de técnica de identificação e localização de danos, por meio de modelos numéricos, adotando-se o método de localização de danos por meio da Diferença de Curvatura Modal (DCM) como referência para análise de uma estrutura de concreto biapoiada. Em seguida, apresenta-se uma proposta de formulação empírica capaz de localizar danos nesta estrutura. Neste método, denominado Diferença das Somatórias das Acelerações (DSA), calcula-se a diferença das amplitudes de aceleração em estruturas íntegras e com dano, representadas por placas de concreto sobre apoios de borracha nas extremidades. O modelo numérico foi elaborado com auxílio do pacote computacional em Elementos Finitos SAP2000®. Por meio destas técnicas conclui-se que é possível determinar a posição aproximada de um ou mais danos, com algumas restrições, tendo o método proposto (DSA), baseado na alteração da amplitude de aceleração, apresentando bons resultados na localização de um único dano e de múltiplos danos
Subject: Concreto
Country: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro do Concreto
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1590/s1983-41952020000100003
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952020000100019
Date Issue: 2020
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