Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/346837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Eduardo Galembeckpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleUtilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigaçãopt_BR
dc.title.alternativeRemote lab usage as a tool for science inquiry in elementary gradespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Ferreira de, 1991-pt_BR
dc.contributor.advisorGalembeck, Eduardo, 1968-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectLaboratórios remotospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subject.otherlanguageTeaching by investigationen
dc.subject.otherlanguageRemote laboratoriesen
dc.subject.otherlanguageScience teachingen
dc.subject.otherlanguageRemote teachingen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho, em caráter de parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Narciso Vieira Ehremberg, analisa como a metodologia de Ensino de Ciências por investigação é aplicada no primeiro ano do Ensino Fundamental e a decorrente utilização do laboratório remoto como uma ferramenta no processo de aplicação da sequência didática elaborada por professora participante e pesquisadora. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, sendo os dados analisados coletados em entrevistas gravadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A revisão bibliográfica inclui o ensino de ciências no Ensino Fundamental, assim como o ensino por investigação e o laboratório didático de ciências físico e baseado em computador, tendo como ênfase o laboratório remoto. Notou-se que os professores iniciam as aulas considerando o conhecimento prévio dos alunos, no entanto, demonstram-se inseguros em conduzir as aulas de ciências por julgarem ter pouco conhecimento acadêmico na área. Observou-se que a professora parceira compreende a importância do ensino de ciências ao buscar colegas especialistas quando necessário em sua prática pedagógica. A proposição da pesquisa transcendeu os objetivos traçados quando as professoras participantes viram no laboratório remoto uma possibilidade de aproximar a universidade da comunidade em que lecionam. O discurso de apropriação do ensino superior público e de ocupação do espaço que a universidade apresenta foi constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Percebeu-se como o ensino de ciências através do laboratório remoto tem o potencial de aproximar às comunidades periféricas ao ensino e espaço da universidade públicapt
dc.description.abstractAbstract: This research, as an established partnership formed by University of Campinas and Elementary School Padre José Narciso Vieira Ehremberg analyses aspects of science education in elementary school and the application of a unit lesson based on inquiry and supported by the usage of a remote lab as a resource. Since it is qualitative research, the interviews and personal notes produced by participants generated the analysed data. The bibliographic review includes science education in elementary school and science labs, both physical and computer-based, emphasysing remote labs. We noticed the interviewed teachers start the lessons considering student's previous knowledge. However, they show an insecure attitude conducting lectures by self-judgement, because of the lack of content knowledge for teaching. We observed that the interviewed teacher comprehends the importance of science education when she reaches specialists in order to improve her pedagogical practices. This research proposal transcended the goals when enrolled teachers identified in the remote lab a possibility to bring their communities and the university close together. The appropriation speech about higher education and occupation of the public universities was constant during this research. We noticed how science education through remote labs has the potential to connect low-income communities to the context of public high educationen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGirotto Júnior, Gildopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Thanucipt_BR
dc.date.defense2019-08-27T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber88887.141441/2017-00  pt_BR
dc.date.available2020-08-06T13:24:22Z-
dc.date.accessioned2020-08-06T13:24:22Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-06T13:24:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza_GabrielaFerreiraDe_M.pdf: 20415768 bytes, checksum: 1f2f9d5d904ca6666ac2ea64bb76f306 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/346837-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_GabrielaFerreiraDe_M.pdf19.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.