Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/346837
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação
Title Alternative: Remote lab usage as a tool for science inquiry in elementary grades
Author: Souza, Gabriela Ferreira de, 1991-
Advisor: Galembeck, Eduardo, 1968-
Abstract: Resumo: O presente trabalho, em caráter de parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Narciso Vieira Ehremberg, analisa como a metodologia de Ensino de Ciências por investigação é aplicada no primeiro ano do Ensino Fundamental e a decorrente utilização do laboratório remoto como uma ferramenta no processo de aplicação da sequência didática elaborada por professora participante e pesquisadora. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, sendo os dados analisados coletados em entrevistas gravadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A revisão bibliográfica inclui o ensino de ciências no Ensino Fundamental, assim como o ensino por investigação e o laboratório didático de ciências físico e baseado em computador, tendo como ênfase o laboratório remoto. Notou-se que os professores iniciam as aulas considerando o conhecimento prévio dos alunos, no entanto, demonstram-se inseguros em conduzir as aulas de ciências por julgarem ter pouco conhecimento acadêmico na área. Observou-se que a professora parceira compreende a importância do ensino de ciências ao buscar colegas especialistas quando necessário em sua prática pedagógica. A proposição da pesquisa transcendeu os objetivos traçados quando as professoras participantes viram no laboratório remoto uma possibilidade de aproximar a universidade da comunidade em que lecionam. O discurso de apropriação do ensino superior público e de ocupação do espaço que a universidade apresenta foi constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Percebeu-se como o ensino de ciências através do laboratório remoto tem o potencial de aproximar às comunidades periféricas ao ensino e espaço da universidade pública

Abstract: This research, as an established partnership formed by University of Campinas and Elementary School Padre José Narciso Vieira Ehremberg analyses aspects of science education in elementary school and the application of a unit lesson based on inquiry and supported by the usage of a remote lab as a resource. Since it is qualitative research, the interviews and personal notes produced by participants generated the analysed data. The bibliographic review includes science education in elementary school and science labs, both physical and computer-based, emphasysing remote labs. We noticed the interviewed teachers start the lessons considering student's previous knowledge. However, they show an insecure attitude conducting lectures by self-judgement, because of the lack of content knowledge for teaching. We observed that the interviewed teacher comprehends the importance of science education when she reaches specialists in order to improve her pedagogical practices. This research proposal transcended the goals when enrolled teachers identified in the remote lab a possibility to bring their communities and the university close together. The appropriation speech about higher education and occupation of the public universities was constant during this research. We noticed how science education through remote labs has the potential to connect low-income communities to the context of public high education
Subject: Ensino por investigação
Laboratórios remotos
Ensino de ciências
Ensino remoto
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUZA, Gabriela Ferreira de. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_GabrielaFerreiraDe_M.pdf19.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.