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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampTrautwein, Leandro Mouta-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleAnálise experimental de pilares de concreto armado, com carga excêntrica, reforçados com chumbadores e concreto autoadensável (CAA)pt_BR
dc.title.alternativeExperimental Analysis of Reinforced Concrete Columns, under Eccentric Load, Reinforced with Anchor Bolt and Self Compacting Concrete (SCC)pt_BR
dc.contributor.authorVirgens, Jeovan Pereira das-
dc.contributor.authorGomes, Ronaldo Barros-
dc.contributor.authorTrautwein, Leandro Mouta-
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectConcreto autoadensávelpt_BR
dc.subject.otherlanguageReinforced concretept_BR
dc.subject.otherlanguageSelf-compacting concretept_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o estudo experimental de pilares de concreto armado reforçados com parafusos chumbadores e acréscimo de camada com 35 mm de concreto autoadensável na face comprimida. Foram submetidos à flexão composta reta com excentricidade inicial de 60 mm, nove pilares com alturas iguais a 2000 mm, assim discriminados: um Pilar de referência (Pref) com seção transversal de 120 mm x 250 mm; um Pilar monolítico (Pmon) com seção transversal de 155 mm x 250 mm e sete pilares, inicialmente moldados com seção transversal de 120 mm x 250 mm, e após, reforçados através da adição de camada de reforço de 35 mm e diversas configurações de posições de parafusos chumbadores na face comprimida. Exceto o Pilar de Referência, os pilares foram submetidos à excentricidade inicial de carga de 42,5 mm, devido ao acréscimo da camada de reforço na face comprimida. Apesar de não ocorrer ruptura dos parafusos chumbadores, não foi possível evitar o desplacamento da camada de reforço. Os resultados obtidos indicam que é possível a reabilitação estrutural de pilares de concreto armado com o uso da metodologia de reforço empregada, obtendo ganho de capacidade de carga média de 358 % em relação ao Pilar de Referência (Pref)pt_BR
dc.relation.ispartofREEC: Revista Eletronica de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.cityGoiânia, GOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiaspt_BR
dc.date.issued2014-
dc.date.monthofcirculationMaypt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume8pt_BR
dc.description.issuenumber1pt_BR
dc.description.firstpage42pt_BR
dc.description.lastpage57pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.identifier.eissn2179-0612pt_BR
dc.identifier.doi10.5216/reec.v8i1.27371pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.revistas.ufg.br/reec/article/view/27371pt_BR
dc.date.available2020-08-05T20:56:41Z-
dc.date.accessioned2020-08-05T20:56:41Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Cintia Oliveira de Moura (cintiaom@unicamp.br) on 2020-08-05T20:56:41Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-01-11T14:37:51Z : No. of bitstreams: 1 105216reecv8i127371.pdf: 3720444 bytes, checksum: f02bcf2a7db6e8367574860eee91c5f4 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/346814-
dc.contributor.departmentDepartamento de Estruturaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subject.keywordChumbadorespt_BR
dc.subject.keywordCarga excêntricapt_BR
dc.identifier.source105216reecv8i127371pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-4631-9290pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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