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Type: Artigo
Title: Relevância do modelo de embreagem no desempenho longitudinal do veículo
Author: Eckert, Jony Javorski
Santiciolli, Fabio Mazzariol
Costa, Eduardo dos Santos
Cardoso, Arthur Germano
Dedini, Franco Giuseppe
Abstract: componentes denominados placa e volante, ligando o virabrequim do motor à caixa de redução. A interação entre placa e volante é controlada por meio do pedal de embreagem que, quando acionado, determina o distanciamento entre as partes, caracterizando o grau de acoplamento da embreagem. O acoplamento máximo ocorre quando o pedal é liberado. Nesta condição, uma mola pressiona a placa contra o volante. A maioria dos modelos de dinâmica veicular longitudinal descrita pela literatura, despreza a influência da embreagem, assumindo que não haverá efeito adicional. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é a comparação entre a dinâmica veicular longitudinal modelada convencionalmente com uma segunda modelagem, considerando o equacionamento analítico de uma embreagem. Finalmente, torna-se possível quantificar a relevância do modelo de embreagem para a análise longitudinal dinâmica. As simulações são executadas pelo MATLAB/Simulink®, que interage com um modelo de bancada inercial multicorpos implementado em Adams
Subject: Dinâmica
Country: Brasil
Editor: Blucher
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP6
Address: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/relevncia-do-modelo-de-embreagem-no-desempenho-longitudinal-do-veculo-8871
Date Issue: 2014
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