Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/346461
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
Title Alternative: City at stake : a boardgame proposal for Campinas city local history teaching
Author: Pereira, Lucas Rosa, 1989-
Advisor: Cerasoli, Josianne Francia, 1972-
Abstract: Resumo: A presente dissertação propõe a criação de um jogo baseado na história da cidade de Campinas-SP e a partir dele contempla três objetivos complementares: desenvolver o jogo como ferramenta pedagógica para o ensino de história na educação básica; discutir os usos e transformações ocorridos na cidade; refletir sobre a vida urbana contemporânea, com especial atenção para esta localidade. O recorte temático compreende a implantação do Plano de Melhoramentos Urbanos, proposto pelo engenheiro-arquiteto Prestes Maia na década de 1930 e desenvolvido nas décadas seguintes. Almeja-se proporcionar de forma dinâmica a reflexão dos estudantes sobre as tensões e contradições na execução do projeto urbanístico em questão, identificando os diferentes interesses envolvidos e os impactos causados ao longo das intervenções previstas para a cidade. De forma complementar, busca-se a promoção, no ensino básico, de um trabalho de história referenciado localmente: uma maneira de romper com a tradicional reincidência de análises históricas macroanalíticas, generalizantes e pretensamente nacionais. Essa ferramenta pedagógica propõe uma variação de escalas tradicionais de análise no saber histórico escolar, colocando os espaços próximos à comunidade escolar como objetos centrais de estudos, favorecendo um conhecimento mais complexo, diverso e enriquecedor. Portanto, o produto didático proposto pretende, ao mesmo tempo, levantar os conhecimentos oriundos da investigação dos estudantes sobre as contradições existentes no Plano de Melhoramentos Urbanos e relacioná-los a uma reflexão a respeito da cidade, tal como existe hoje

Abstract: This work seeks to create a game as a pedagogical tool for history teaching about Campinas-SP city. The thematic approach concerns the execution of the "Plano de Melhoramentos Urbanos" (Urban Improvements Plan), made in the 1930s and proposed by the engineer-architect Prestes Maia. It aims to propose, in a dynamic approach, reflections about the tensions that emerged as the plan interventions were implemented, identifying the different interests related to the Plan and the impacts caused on Campinas' city and inhabitants. Also, this game seeks to offer a tool for teaching local history in basic education, varying the traditional and macro analytical approaches constantly used in Brazilian schools. For this, we propose a variation on scales of analysis studied in history classes, involving locations familiar to the school community as objects of history studies, providing a more complex and diverse knowledge. Therefore, more than just analyzing the historical changes during the city intervention related to the Plan, this work also attempts to provide reflections about the contemporary Campinas city, which is also experiencing continuous transformations, contradictions, and conflict
Subject: Ensino de história
Jogos
História local
Cidades e vilas - História
Campinas (SP) - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Lucas Rosa. Cidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas. 2020. 1 recurso online (180 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_LucasRosa_M.pdf5.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.