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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
Title Alternative: The social constitution of deaf people/with hearing deficiency : a study in Ceará Inhamuns region
Author: Mota, Lauro Araújo, 1981-
Advisor: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Abstract: Resumo: A tese tem como objetivo investigar os diferentes modos de constituição social das pessoas com deficiência auditiva/surdez (que oralizam, que sinalizam e que usam sinais caseiros) que vivem na região do sertão dos Inhamuns, interior do Ceará, considerando os elementos constituintes do meio em que os participantes estão inseridos e como as condições de vida possibilitaram modos distintos de constituição subjetiva, de apropriação da cultura e de participação na sociedade. O trabalho articula referenciais da Psicologia e da Educação e tem a Abordagem Histórico Cultural do desenvolvimento humano como a principal referência teórico-metodológica que fundamenta a pesquisa e que dialoga com autores contemporâneos que investigam o desenvolvimento humano. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou diferentes instrumentos e técnicas para construção dos dados, tais como: levantamento das produções acadêmicas, levantamento dos alunos matriculados na rede de ensino, entrevistas - vídeo e áudio-gravadas realizadas tanto com os alunos como com seus pais, professores e profissionais que trabalham e trabalharam na cidade investigada, bem como os registros escritos no diário de campo do pesquisador. Num primeiro momento participaram da investigação cinco sujeitos (dois oralizados, um usuário da Libras, um que estava em processo de oralização e uma pessoa adulta usuária de sinais caseiro). Desses cinco sujeitos foram selecionados dois para aprofundamento no caso: o que estava em processo de oralização e o que opera por meio de sinais caseiros. Os resultados abalizam: a) como as condições materiais (disponibilidade ou ausência de recursos e a desigualdade social) interferem no desenvolvimento das pessoas afetadas pela deficiência; b) a importância do diagnóstico e do acesso a uma língua o mais precocemente possível; c) a importância das políticas públicas como promotoras de serviços que favorecem o desenvolvimento humano

Abstract: The thesis aims to investigate the different ways of social constitution of people with hearing loss / deafness (who oralize, who signal and who use the household language) who live in the Inhamuns region of Ceará countryside, considering the elements from the environment in which the participants are inserted and how the living conditions enabled different ways of subjective constitution, culture appropriation and participation in society. The work articulates references of Psychology and Education and has the Historical Cultural Approach of human development as the main theoretical-methodological reference that underlies the research and which dialogues with contemporary authors who investigate human development. The qualitative research used different instruments and techniques for data construction, such as: academic productions' survey, survey of students enrolled in the school system, video and audio-recorded interviews conducted with both students and their parents, teachers and professionals who work and who had worked in the investigated city, as well as the written records from the researcher's field notes. At first, five subjects have participated in the investigation (two oralized, one LIBRAS user, one who was in the process of oralization and one adult person using household language). From these five subjects, two were selected for further study: the one who was in the process of oralization and the one who operates through the household language. The results have indicated: a) how material conditions (availability or absence of resources and social inequality) interfere with the development of people affected by such disability; (b) the importance of early diagnosis and access to a language as early as possible; c) the importance of public policies as services promoters which favor human development
Subject: Educação especial
Surdos - Educação
Teoria histórico-cultural
Surdez
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/346275. Acesso em: 5 Aug. 2020.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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